Fazer o currículo perfeito é realmente muito importante quando falamos sobre boas oportunidades profissionais.
Afinal, precisamos saber nos apresentar da maneira correta para chamar a atenção dos recrutadores que, na maioria das vezes, precisam analisar outros diversos currículos. Então, continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
Como criar um currículo perfeito?
Independente da área de atuação de qualquer indivíduo, a maioria das pessoas já se perguntou em algum momento da jornada profissional como montar um currículo perfeito.
Sabemos que o documento é o primeiro contato que a empresa tem com o candidato. Pensando nisso, você já deve imaginar o motivo da importância desse tema.
Se você tem dificuldades para criar um bom currículo, não precisa se desesperar. Neste texto você aprenderá a deixar todas as suas informações relevantes.
Provavelmente, seguindo as dicas abaixo você perceberá que novas portas poderão se abrir na área do seu interesse. Muitas vezes deixamos de lado informações que realmente são necessárias, focando no que não é importante para o momento inicial de apresentação.
Então, chega de errar! Separe agora mesmo um tempo da sua agenda para fazer essas mudanças. Garanto que isso valerá a pena a longo prazo, trazendo resultados positivos a sua jornada.
1. Prepare-se para começar a criar seu currículo
Parece desnecessário falar sobre isso, mas você precisa se preparar para criar um bom currículo. De nada adianta estar pronto(a) para citar as melhores informações a respeito de si mesmo, se você não tem um direcionamento para inserir esses dados da forma correta.
Ou seja, é muito importante que você saiba onde você deseja chegar. Para isso, separe ao menos alguns instantes do seu tempo para refletir sobre a sua vida profissional.
Se pergunte o que você deseja fazer naquele determinado momento da sua carreira e procure algumas vagas que lhe agradem.
Isso permite que você realmente separe as melhores qualidades do seu perfil para citar no currículo, deixando-o mais assertivo para o recrutador das áreas que você sente interesse.
2. Avalie ao menos 3 tipos de design
Um currículo perfeito precisa ser profissional. Por isso, avalie alguns designs diferentes e veja quais são as suas percepções sobre cada um deles.
Isso irá auxiliar para que você possa escolher realmente um estilo adequado para a ocasião. Lembre-se sempre que menos é mais.
Dessa forma, você poderá optar por um estilo minimalista que realmente deixe em destaque o que você pode oferecer de melhor que, no caso, são as suas habilidades profissionais e toda a bagagem que você já possui.
Dê preferência às cores neutras e verifique se o design escolhido é confortável para a visão. As informações devem ficar claras, para que isso não prejudique a impressão que você passará ao recrutador.
3. Crie tópicos que facilitem a leitura
Você já tentou ler um texto que não apresentava nenhum tipo de organização, como categorias, por exemplo? Certamente essa experiência pode ser muito incômoda.
Em casos mais graves, isso pode até fazer com que o leitor do material não entenda corretamente o que a mensagem queria transmitir.
Isso pode ser imensamente prejudicial para o seu currículo, principalmente quando levamos em consideração que essa pode ser a chance para a sua apresentação em uma entrevista.
Então, procure criar tópicos que tornem a leitura fluida e fácil. Se preciso, organize as suas ideias em um rascunho e observe como a leitura ficaria na prática.
4. Se atente ao excesso de informações
Os dados pessoais são uma das primeiras informações que os recrutadores vão procurar. Normalmente, é preciso deixar o seu nome em total destaque, pois isso garante que este não será esquecido.
Em segundo lugar, coloque os melhores canais de contato, como telefones, emails, sites, entre outras opções.
Não é uma boa ideia exagerar. Lembre-se que seu currículo deve ser relevante. Então, dê preferência ao que realmente importa.
Informações sobre a sua vida pessoal, como seu endereço e estado civil também são essenciais para algumas áreas e empresas.
Em geral, tudo isso deve ficar em um tópico no início do documento, pois isso facilita para que o leitor encontre as informações.
5. Se atente ao excesso de informações
Primeiramente, você deverá pensar também como um recrutador. Levando em consideração que normalmente esses profissionais têm pouco tempo, não é indicado que seu currículo tenha duas, três e até quatro páginas.
Acredite, poucas informações são o suficiente para demonstrar que você é capaz de ser um ótimo profissional para a vaga descrita. Mas, para isso, você precisa escolher adequadamente o que é necessário ser informado.
Nesse caso, priorize as experiências profissionais, cursos e habilidades que fazem sentido para a área que você deseja atuar.
Também é indicado que você faça um breve resumo sobre você, citando também as qualidades da sua personalidade, por exemplo.
6. Cite suas melhores formações acadêmicas
Para ter um currículo perfeito, também é importante que você descreva todas as suas informações acadêmicas. Caso você tenha graduação e outros cursos, como pós-graduação, por exemplo, é preciso que você descreva isso em detalhes.
Coloque o título do curso, a instituição, o local e o período em que você esteve na formação.
Nessa categoria você também pode colocar os cursos livres em uma parte específica. Muitas vezes essas formações são capazes de mostrar em quais áreas temos maior interesse de atuar.
Além disso, os cursos livres também podem servir para nos deixar mais informados sobre uma área em específico. Por exemplo, você pode ter feito um curso sobre Excel, um software que muitas empresas utilizam nos seus processos.
Certamente alguns conhecimentos são capazes de destacar o seu perfil para determinadas vagas.
7. Faça um breve resumo das suas experiências profissionais
As experiências profissionais são de suma importância, pois isso servirá como base para que os recrutadores entendam quais vivências você já teve.
Sabemos que o aprendizado prático vale muito. Embora todos nós tenhamos que investir em conhecimento, toda a bagagem profissional que carregamos faz com que possamos mostrar o nosso potencial na prática.
Então, a dica é: caso você ainda não tenha muitas experiências profissionais, detalhe as funções que você desempenhou ao longo da sua jornada.
Isso pode servir como base para mostrar todo o seu esforço e dedicação durante o período em que você esteve em tal empresa.
Não se esqueça de colocar todos os dados importantes, como o nome da empresa, ramo em que esta se insere no mercado, período de atuação e cargo executado.
8. Informe suas melhores habilidades pessoais
Todos nós temos habilidades pessoais que nos diferenciam de outras pessoas. Muitos indivíduos podem ter a mesma formação que a sua, mas poucos apresentam o combo de qualidades que a sua personalidade tem.
Por exemplo, você pode ser excelente em fazer apresentações, oferecendo uma oratória impecável. Isso certamente é de suma importância para algumas áreas, podendo ser este um ponto que chama a atenção dos recrutadores.
Mas, essa não é a única qualidade que deve ser destacada. Aliás, este foi só um exemplo para o seu entendimento.
Caso você não saiba ao certo o que colocar no seu currículo, faça testes comportamentais e estude o resultado obtido.
Isso permitirá que você desenvolva o autoconhecimento, fazendo com que você realmente conheça os pontos que merecem ser destacados.
9. Tenha um objetivo bem definido
Você já pesquisou as áreas do seu interesse e já está na fase de finalização do seu currículo. Agora, chegou a hora de definir um breve objetivo para mostrar ao recrutador no que você realmente deseja contribuir.
Nesse caso, fuja das respostas prontas e procure investir em informações que transmitam o seu propósito. Isso te deixa um passo à frente da maioria e mostra o seu profissionalismo.
Lembre-se também que esse objetivo deve estar alinhado à área que você pretende atuar. Uma boa dica é fazer uma lista com o que você deseja ter com o novo emprego.
Isso irá te auxiliar a ter uma visão mais clara do seu objetivo pessoal e profissional, podendo ser este uma ótima forma de encontrar algo que te diferencie perante aos outros candidatos.
10. Revise as informações e alinhe a linguagem para a sua área
Por fim, é muito importante que você revise todas as informações que você descreveu em cada categoria do currículo. Leia com total atenção e, se possível, peça a alguém de confiança para verificar se a escrita e o estilo escolhido estão claros e bem apresentados.
Se necessário, alinhe também a linguagem utilizada à sua área de atuação. Lembre-se que sua apresentação precisa conversar diretamente com os recrutadores das vagas que você definiu no primeiro tópico.
Ou seja, de nada adianta citar todas as suas experiências profissionais em um consultório médico se, na verdade, você pretende seguir agora em uma área completamente diferente.
Seja relevante e cite realmente o que poderá fazer a diferença naquele processo seletivo, te colocando em destaque. Esse é o principal objetivo de um bom currículo.
Conclusão
Seguindo essas dicas, agora você terá a segurança necessária para se candidatar às vagas e pensar: “meu currículo perfeito será o diferencial que me levará a conquistar esse objetivo!”
Ficou animado para colocar tudo isso em prática? Esperamos que sim! Deixe nos comentários abaixo as suas maiores dificuldades nesse assunto. Iremos te ajudar com suas dúvidas!
A Redação Curriculum Profissional é formada por profissionais especialistas em carreira e demais temas relacionados ao universo empresarial que encantam os nossos leitores.