Objetivo Profissional: O Que Colocar no Currículo

Procurar por vagas de emprego é sempre um processo cansativo, mas que, ainda assim, pode ser mais fácil quando você entende direito alguns passos importantes desta jornada. Você já sabe, por exemplo, o que é o objetivo profissional que tantas empresas requerem que esteja presente nos currículos?

 Saber o que colocar no objetivo profissional pode ser o seu grande diferencial entre os candidatos, e estamos aqui hoje justamente para te ajudar com isso! Nesse artigo, buscamos explorar um pouco mais sobre esse tópico tão importante. Assim, se você quer saber mais sobre o assunto, é só continuar lendo!

Objetivo Profissional: O Que Colocar no Currículo

O que é objetivo profissional no currículo e para que serve

O nome já entrega um pouco sobre o significado que se esconde por trás disso. O objetivo profissional para currículo serve para que você, candidato, explique para o recrutador que está tendo acesso a sua candidatura para a vaga sobre quais são suas motivações profissionais e, especificamente, como elas se encaixam com a proposta da oportunidade para a qual você está tentando uma chance.

O currículo em si se trata de um compilado de informações acadêmicas e profissionais que são relevantes das pessoas que querem te contratar saberem sobre você. É onde você coloca seus dados pessoais, sua formação acadêmica, suas experiências profissionais, os cursos que você fez, as habilidades que domina; enfim! É uma síntese de todas as coisas que podem ser importantes para as vagas de emprego.

Ainda que seja de suma importância, porém, a maior parte do currículo é meio “fria”. Se trata unicamente de um compilado de informações que só é informado, sem serem explorados muito afundo e sem que você possa falar sobre como se sentiu em cada uma delas de forma mais pessoal, para assim manter a objetividade e a sobriedade do curriculum vitae como um todo.

Porém, o objetivo profissional acaba sendo uma oportunidade para você falar diretamente com os recrutadores. Se trata de um pequeno texto, de uma a três linhas no máximo, onde você poderá se apresentar brevemente e dizer quais são suas expectativas para a área de atuação na qual está inserido e, mais especificamente, seus objetivos para a vaga que almeja conseguir em meio a esses processos seletivos.

Existem diversas formas de descrever esse ponto, que acabam sendo diferentes entre si. Um objetivo profissional para primeiro emprego, por exemplo, acaba se diferindo dos objetivos profissionais das pessoas que já estão há anos inseridas no mercado de trabalho. Esse também acaba sendo um ponto muito positivo desta seção do currículo, já que é algo muito individual de cada profissional, e permite, assim, que o recrutador possa ter uma ideia melhor das particularidades de cada currículo que está sob análise.

Assim, podemos perceber qual é a utilidade do objetivo profissional para os currículos que são enviados para candidaturas a vagas de emprego. Agora, podem surgir outras dúvidas, como o que colocar no objetivo profissional e o que esse termo quer dizer ao certo, para que assim, você possa fazer o seu próprio objetivo profissional de forma satisfatória no seu currículo. Para isso, é só continuar lendo, pois separamos muitas outras dicas valiosas para você!

Afinal, o que é o objetivo profissional?

Como já explicado acima, se trata de um pequeno texto de apresentação que acaba sendo muito válido de ser colocado junto ao currículo. Algo muito válido de se exercitar antes de adentrarmos mais esse e os próximos tópicos, é fazer essa pergunta para si mesmo: qual é o seu objetivo profissional?

Isso porque antes de falarmos sobre o que colocar no objetivo profissional ou mecanizarmos a forma de acrescentar o objetivo profissional no currículo, é importante que você tenha claro internamente quais são suas finalidades e propósitos profissionais, porque, uma vez tendo isso claro para si mesmo, ficará muito mais fácil conseguir o adequar na hora de externalizar para as outras pessoas.

Seu objetivo profissional, a princípio, é exatamente o que se denota desse termo. Você precisa saber o que está buscando, onde quer chegar com isso e como acha que sua área de atuação vai de propulsionar nessa direção, da mesma forma que pode atrelar como suas competências e habilidades te inclinam para chegar até esse destino final.

Assim, também fica claro a forma como o objetivo profissional é algo bem mutável. No começo da carreira, durante sua inserção no mercado de trabalho, você terá alguns objetivos profissionais bem diferentes daqueles que estarão na sua mente depois de já ter se consolidado há bons anos em sua área de atuação. Isso é completamente natural! Afinal, esse ponto vai basicamente te acompanhar durante a sua evolução no mercado de trabalho.

Por isso, é importante entender a forma como esse tal de objetivo profissional acaba mudando de pessoa para pessoa, já que cada uma também está em um estágio diferente de suas vidas e suas carreiras. Depois que você conseguir definir quais são seus parâmetros pessoais para serem exercidos em sua carreira profissional, mantenha-os em mente, porque o trabalho que você terá será apenas o de adequar essas intenções de uma forma que se encaixe bem com os parâmetros do currículo.

Para que serve o objetivo profissional no currículo?

Para entender o diferencial que o objetivo profissional faz no currículo, vamos inverter um pouco os papéis. Ao invés de ser a pessoa que está buscando por um emprego, se imagine na pele de um recrutador. Após anunciar uma vaga para um trabalho na sua empresa, pelos dias subsequentes, você recebe dezenas de currículos. Sua caixa de entrada do e-mail acaba lotando com isso, mas até aí, tudo bem! Afinal, isso significa que muitas pessoas querem trabalhar na sua companhia, o que é algo bom.

Para iniciar o processo seletivo, você precisa analisar currículo por currículo, para conhecer quais são os candidatos que estão interessados nessa oportunidade. Quando passa a fazer esse exame, porém, é muito difícil conseguir distinguir com certeza o que separa um candidato do outro. Todos os currículos parecem ser bons, com boas referências, uma bela formação acadêmica e até mesmo as experiências profissionais acabam ficando muito competitivas entre si.

Ao voltar os olhos para as competências e habilidades de cada candidato, elas também acabam se compensando com muita facilidade. Nesse cenário, o que poderia te dar uma luz de como prosseguir e demonstrar como um candidato pode se diferenciar do outro, é justamente o objetivo profissional. O currículo que conta com um objetivo profissional bem estruturado e certeiro, acaba se saltando aos olhos do recrutador, que vê ali, finalmente, o diferencial que estava buscando entre os milhares de currículos que estava analisando.

Esse é o papel do objetivo profissional no currículo! Ele vem como um diferencial, uma maneira onde você pode se destacar dos demais candidatos, que podem ser igualmente qualificados quanto você, mas você se ressalta pela forma que conseguiu comunicar suas intenções e a forma como se encaixa perfeitamente pela vaga para qual está aplicando, pois as finalidades da oportunidade combinam perfeitamente com os seus intuitos descritos nos objetivos profissionais do seu currículo.

Colocando nessa ótima, fica muito mais fácil visualizar a forma como essa seção pode ser uma grande aliada na hora de conseguir um emprego, não é? Dito isso, é preciso ressaltar que os objetivos profissionais não são uma exigência feita por todos os processos seletivos. Na verdade, são poucas as empresas que se preocupam em especificar no anúncio de oportunidade de vaga que o currículo precisa conter, especificamente, um tópico destinado para essa finalidade.

Ainda assim, como já dito, é um diferencial importante de se fazer presente. Por conta disso, nada te impede de acrescentá-lo ao seu currículo, para incrementá-lo e fazer com que esse seu documento profissional se destaque por entre os outros. Quando bem escrito, estruturado e bem pensado, o objetivo profissional para currículo pode fazer toda a diferença, podendo te dar aquele up para você se tornar um dos favoritos para as entrevistas a uma oportunidade de emprego.

Como escrever o objetivo profissional no currículo?

Para escrever o seu objetivo profissional no currículo, existem algumas recomendações que, ao serem seguidas, vão garantir que seu texto fique coeso e se encaixe perfeitamente nos padrões que os recrutadores procuram na hora de voltarem os olhos para essa seção.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que uma das coisas que configura os objetivos pessoais no currículo é sua especificidade. Isso porque é recomendado que o currículo como um todo seja objetivo, só adicionando a seu conteúdo informações que são realmente importantes, para prezar pela objetividade e evitar que ele fique sobrecarregado com coisas que não são realmente relevantes para um processo seletivo.

Da mesma forma, o tópico de objetivo profissional precisa ir direto ao ponto, evitando, assim, que seja feito um texto demasiadamente longo. Quando isso acontece, o efeito contrário pode acontecer, onde a leitura se torna cansativa e, ao invés de funcionar como um diferencial positivo, a seção acabe por te atrapalhar em meio a empreitada da seleção para uma oportunidade de emprego.

Além disso, é imprescindível que ele seja pensado especificamente para a vaga a qual você está se candidatando. Seu objetivo profissional é algo que acaba sendo pessoal também, claro, por falar diretamente sobre suas aspirações e a forma como você se vê crescendo como profissional, mas ainda assim, o indicado a se fazer é adequar essas informações e conseguir encaixá-las nas atribuições da empresa para a qual você está fazendo sua aplicação.

É sempre recomendado dedicar um tempo para pesquisar informações mais a fundo a respeito da empresa que está oferecendo a oportunidade de emprego, pois assim, você conseguirá identificar até mesmo se o que você está buscando se encaixa com a política cultural da companhia para a qual pretende enviar seu currículo.

Quando há harmonia entre suas aspirações pessoais e o que é desejado do corpo de colaboradores de uma corporação, o sucesso é quase garantido, e uma boa forma de certificar-se de que ambas as coisas estão alinhadas é expondo suas inclinações e seus objetivos, para averiguar se elas se encaixam com o que está sendo procurado para a vaga.

Exemplos de objetivos profissionais para currículos

Para facilitar ainda mais o entendimento acerca desse tema, destacamos abaixo alguns exemplos práticos que podem servir como base para que você pense na melhor forma de preencher essa seção do seu currículo. Se ainda está se perguntando o que colocar em objetivo profissional, fique atento a essas dicas! Elas podem ser ótimas formas de começar a elaborar o seu.

Se você já é um profissional com experiência, tente algo que ressalte suas habilidades e sua atuação prévia, como: “combinando minhas competências pessoais e comportamentais com a excelência atingida por meio das experiências anteriores que já tive na área, espero integrar o time de profissionais de uma empresa onde, mutuamente, possamos crescer e prosperar em nossos objetivos como indivíduos e como time”.

Assim, você estará destacando não apenas que já tem um bom entendimento sobre a vaga para a qual está aplicando, por conta de sua experiência, como também expressará que quer ajudar a empresa a crescer, por meio de seu próprio desenvolvimento profissional.

Agora, se você está buscando por como escrever um objetivo profissional para primeiro emprego, tente algo como: “com as experiências que vivi durante meus anos de estudo, busco agora um lugar onde eu possa desenvolver na prática minhas competências e habilidades, para demonstrar meu talento e, assim, compensar minha falta de experiência com meu empenho e minha vontade de aprender”.

Quando se busca pela primeira oportunidade profissional, é importante deixar claro que você está aberto para aprender e se adaptar a rotina de uma empresa. Por meio do exemplo profissional que demos acima, você estará mostrando para o recrutador que é ciente que sua inexperiência pode ser encarado como algo ruim a princípio, mas que você está disposto a usá-lo a seu favor para mudar esse quadro.

Aqui, cabe ressaltar novamente que, por mais que tenhamos dado bons exemplos do que colocar em seu objetivo profissional para currículo, é essencial que você busque torná-los um pouco mais pessoais, adequando-os para que eles possam se encaixar especificamente a você e na sua situação.

Esse tópico é ótimo para que você possa se apresentar como profissional, e a melhor forma de fazer isso é trabalhar em cima de um texto que seja feito especificamente falando sobre seus objetivos pessoais em sua rotina de trabalho. Frases genéricas e de efeito podem até causar impacto, mas com certeza, não tem nada que seja páreo para alguém que sabe como ressaltar com primor os seus diferenciais e suas particularidades.

Perguntas frequentes

O que colocar no objetivo profissional?

Como já falado ao longo deste artigo, o objetivo profissional no currículo deve ser uma breve apresentação acerca dos seus objetivos como colaborador de uma empresa, pensado especificamente para a vaga para a qual está se candidatando. Deve ser um parágrafo curto, de no máximo três linhas, que explicite bem os motivos pelos quais você se destaca na sua área de atuação e como acha que essas particularidades podem colaborar para a empresa.

O que colocar em objetivo profissional jovem aprendiz?

Quando falamos de objetivo profissional para pequeno emprego, como é a maioria dos casos do jovem aprendiz, a melhor forma de se posicionar é colocar-se aberto para aprender e disposto a esforçar-se para fazer a diferença. A boa notícia é que o mercado tem uma tendência atual de buscar por candidatos mais jovens, para que, assim, possam treiná-los da forma que melhor se encaixa com a política cultural e a rotina de cada corporação. Usar esse ponto a seu favor é um ótimo método para elaborar um objetivo profissional satisfatório.

Como deve ser o currículo de alguém que tem mais de um objetivo profissional?

O ideal é que você adeque o seu objetivo profissional de acordo com a vaga para a qual está se candidatando. Ressaltamos que isso não quer dizer que você deve desfigurar as informações contidas nesse tópico de forma que elas fujam da realidade, visando apenas agradar o recrutador; nada disso! Você deve sempre se manter fiel a sua verdade, e o que muda é apenas a forma como acha que pode se enquadrar em diferentes vagas. Assim, é importante manter a coesão e a especificidade dos seus objetivos profissionais quando submete o currículo para as oportunidades de emprego. 

O que colocar no objetivo profissional para primeiro emprego?

Como já dito, a melhor forma de se comunicar nesses casos é deixar claro que você está disposto a compensar sua falta de experiência com muita fome de aprendizado! Assim, você estará deixando claro para o seu recrutador que, por mais que não tenha atuado previamente na área, ele estará fazendo um grande investimento se apostar na sua contratação.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo! Ao fim desse post, esperamos que a gente tenha conseguido te ajudar a entender melhor o que é objetivo profissional e como colocar os seus objetivos profissionais no currículo. Se você seguir as dicas que trouxemos aqui, temos certeza que vai conseguir alcançar seus objetivos!

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos! E se ainda restou alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo, que nós ficaremos felizes em respondê-la para te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *