Como Criar um Currículo para Estágio 

Está pensando em começar a colocar em prática seus conhecimentos no mercado de trabalho e precisa fazer um bom currículo para estágio? Deixa que a gente te ajuda com isso!

Sabemos como a elaboração deste documento profissional tão importante pode apresentar alguns desafios, e para te auxiliar, preparamos esse artigo!

Aqui separamos algumas dicas sobre como criar um currículo para estágio, para chamar atenção dos recrutadores e se sair bem nos processos seletivos. Se interessou? Continue lendo para saber mais!

Como Criar um Currículo para Estágio

Quando as pessoas pensam em como fazer um currículo para estágio, a maioria acaba ficando com receio de não ter o que colocar em seu documento profissional, já que essa tende a ser uma fase da vida onde ainda estamos dando nossos primeiros passos no mercado de trabalho.

Então, a primeira coisa que precisamos fazer é desmistificar essa ideia! Não ache que a sua falta de experiências profissionais anteriores vai acabar com suas chances de conseguir as vagas que você almeja, porque quando falamos de estágios, estamos falando de oportunidades que visam mesmo atingir profissionais que estão fazendo essa introdução na aplicação prática de seus conhecimentos.

Outro ponto a ser levado em conta é que na hora de buscar um modelo de currículo para estágio, você vai acabar percebendo que existem diversos outros tópicos que podem ser acrescentados em seu documento profissional que vão agregar positivamente para o seu CV! São nessas horas que percebemos que, realmente, toda experiência conta.

Assim, tenha em mente que na hora de elaborar o seu modelo de currículo de estágio, conseguir contornar o problema da falta de experiências profissionais será facilitado quando você investir em outras seções, tais como: conquistas acadêmicas, habilidades e competências, experiências extracurriculares, um bom objetivo profissional e muitas outras coisas!

Para te ajudar a entender melhor sobre cada uma das informações que precisam ser presentes em seu currículo para estágio, vamos ir mais a fundo nesses dados nos próximos tópicos deste artigo. Assim, você poderá conhecer mais sobre a estrutura dos modelos de currículo, para então, conseguir fazer o seu de forma que ele fique bem completo e esteja pronto para contar pontos positivos para você nos processos seletivos que vier a participar!

Informações pessoais 

Informações pessoais 

Quando você estiver fazendo o seu currículo para estágio, é regra que o primeiro tópico que deve se fazer presente é aquele que será destinado para agrupar as suas informações pessoais e de contato. Assim, logo de cara, você já vai se apresentar para o recrutador e ele saberá qual é o candidato que ele está avaliando.

O conteúdo em si das informações pessoais tende a ser um pouco variado, já que algumas vagas exigem certas informações que outras podem não necessariamente requerer. Mas, no geral, o que deve constar é: nome completo, data de nascimento ou idade, endereço residencial, telefone para contato e e-mail para contato.

Para algumas vagas, pode ser interessante você acrescentar outros dados em seu modelo de currículo para estágio. Por exemplo, se estiver aplicando para uma oportunidade de estágio em social media ou qualquer outro cargo que exija o uso das redes sociais, acrescentar o seu instagram pode ser positivo para que o recrutador possa dar uma olhada.

Também é possível colocar a url do seu perfil do LinkedIn, se você contar com um! Essa é uma rede social voltada especificamente para as conexões profissionais, e cada vez mais as empresas estão com a tendência de valorizar os usuários do site. Dessa forma, se você tiver um perfil atualizado e bem abastecido, vale a pena mencioná-lo!

Tome cuidado, porém, para não colocar informações pessoais demais e que não são importantes de serem adicionadas ao seu currículo para estágio. Coisas como números de documentos ou estado civil não chegam realmente a fazer a diferença, e quando acrescentados, podem acabar sobrecarregando o seu CV e deixando-o mais denso sem qualquer necessidade.

Alocar suas informações pessoais pertinentes de forma organizada logo no começo do seu documento profissional é o primeiro passo para dar início ao seu currículo para estágio! Com isso feito, você já está pronto para partir para os próximos tópicos e seguir preenchendo os dados do seu CV.

Objetivo 

Objetivo 

Muitas pessoas acabam negligenciando essa parte do currículo, e esse é um erro capaz de comprometer todo o seu documento profissional. Cada vez mais os recrutadores estão valorizando o tópico destinado para o objetivo profissional, principalmente quando falamos de um currículo para estágio.

Isso porque é nessa seção que o responsável pela oportunidade vai ter a chance de te conhecer melhor como candidato, vislumbrar um pouco melhor sobre o seu perfil profissional e saber quais são alguns dos principais diferenciais que te destacam em meio aos interessados pela oportunidade de emprego. Nesta seção, você tem a chance de falar diretamente com o recrutador, então, aproveite isso a seu favor!

Quando estiver buscando por um modelo de currículo para estágio, é provável que você encontre muitas frases prontas para servirem de objetivo profissional. Por mais que você possa usá-las para se inspirar, é sempre recomendado que você personalize as palavras da sua forma, para ser mais fiel a você como candidato.

Aproveite esse espaço para explicar sobre suas pretensões para com aquela oportunidade, como você usaria dela para crescer e quais suas expectativas ao atuar junto a aquela empresa em específico. Pesquisar mais sobre a política cultural da corporação é sempre uma boa dica, para se certificar de que os seus objetivos batem com os do contratante e utilizar isso para se sair melhor na escolha de palavras!

Independente de qual seja a forma que você escolher para falar sobre o objetivo profissional no seu currículo para estágio, faça isso visando garantir que está sendo sincero consigo mesmo e utilize daquelas palavras para se destacar junto ao processo seletivo. Assim, temos certeza que o seu CV vai agradar!

Formação acadêmica 

Formação acadêmica 

A formação acadêmica também é muito importante de ser citada, e para fazer um bom currículo para estágio, se certificar de que esta seja uma seção simples e objetiva é a chave para construir bem o seu documento profissional.

Para adicionar informações referentes a sua formação acadêmica, inclua os cursos que você concluiu ou tem em andamento, mencionando sempre: o nome do curso, a instituição onde o realizou, o ano de ingresso e o ano de formação (ou previsão de formação, caso você ainda esteja estudando).

Se achar necessário, também acrescente a sua formação no ensino médio. Para essa informação, também acrescente o nome do colégio e o ano de conclusão. Para todos os efeitos, organize as informações na ordem cronológica inversa, indo do mais recente para o mais antigo.

Como já falamos, é importante manter esse tópico objetivo e conciso. Não coloque informação demais e nem se delongue em descrições sobre os cursos que você realizou, pois isso pode acabar deixando o seu currículo para estágio demasiadamente longo sem necessidade, o que prejudica sua qualidade.

Experiência profissional 

Experiência profissional 

Se você conta com alguma experiência profissional prévia, é recomendado acrescentá-la ao currículo logo após a sua formação acadêmica. Assim como fez anteriormente, coloque as informações na ordem cronológica inversa, acrescentando a empresa onde trabalhou, o cargo que exerceu e o período em que ficou por lá.

Ao se tratar de experiência profissional, é recomendado adicionar uma breve descrição sobre as atribuições que você exercia no local. Porém, mantenha isso em mente: a descrição deve ser breve! Não precisa exagerar, para que assim, possa fugir do erro de colocar informação demais.

Se você não conta com nenhuma experiência profissional, como já falamos anteriormente, não precisa se preocupar! Deixe esse tópico de fora e invista em caprichar em algumas outras informações que possam contribuir positivamente para o seu currículo para estágio, como as que vamos sugerir no tópico abaixo.

Outras informações

Outras informações

Quando falamos de como fazer um currículo para estágio, existem outras coisas que podem ser muito pertinentes de serem mencionadas no seu documento profissional. Principalmente se estivermos falando de um caso onde você não conta com experiência profissional prévia, apostar nesses tópicos extras pode fazer toda a diferença.

Algumas coisas que você pode acrescentar são: experiências acadêmicas extracurriculares (como participação em congressos ou palestras), publicação de artigos científicos, cursos de idiomas, habilidades técnicas ou interpessoais, atividades voluntárias ou qualquer coisa que achar pertinente para a oportunidade pretendida!

Saber valorizar suas experiências de vida é uma das coisas mais importantes para conseguir fazer um bom modelo de currículo para estágio, pois dessa forma, você saberá quais pontos valem mais a pena serem ressaltados, por acreditar que são eles que vão te destacar por entre os candidatos.

Conclusão 

Chegando ao fim de mais um artigo, esperamos que essas dicas de como criar um currículo para estágio tenha te ajudado a elaborar o seu!

Sabemos que esse é um processo difícil, mas com dedicação e atenção, temos certeza que você chegará num ótimo resultado.

Se ainda ficou com alguma dúvida, não se preocupe! Deixe sua pergunta aqui embaixo, nos comentários, e nós te responderemos assim que for possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *