Como Colocar Cursos no Currículo? Exemplos e Dicas 

Você tem diversos tipos diferentes de formações e não sabe como colocar cursos no currículo? Então saiba que hoje esta será a pauta do nosso artigo. Iremos te ensinar todas as informações que você precisa saber para nunca mais errar no momento de se apresentar para recrutadores. 

Afinal, o currículo nada mais é do que o primeiro contato que a empresa tem com o candidato. Por isso, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Assim, você terá ainda mais chances de ter sucesso profissional. Vamos aprender? 

Como Colocar Cursos no Currículo? Exemplos e Dicas 

Qual a melhor forma de colocar cursos no currículo? 

Antes de mais nada, devemos dizer que é fundamental que o seu currículo esteja organizado e objetivo. Ou seja, as informações ali apresentadas devem ser claras, sem que haja excesso de informação desnecessária. 

No entanto, isso não significa que você deve deixar algumas categorias de fora. Por exemplo, se você está pensando em como colocar cursos online no currículo, saiba que todo o tipo de conhecimento é válido. 

Mas, é importante que você saiba usar isso ao seu favor. Dessa forma, para que tudo fique bem apresentado de forma profissional, o ideal é que você crie tópicos.

Uma dica é começar destacando a sua formação acadêmica, como a faculdade, por exemplo. Após isso, você pode colocar cursos específicos, como inglês e informática. Por fim, você pode seguir com uma categoria específica para os cursos complementares ou os cursos livres. 

Além disso, também é recomendado que você utilize a ordem cronológica inversa. Com isso, você pode começar citando as suas últimas conquistas em cada categoria. Assim, os recrutadores podem conhecer um pouco mais sobre os seus temas de interesse no momento presente.

Qual a importância de colocar cursos no currículo? 

Qual a importância de colocar cursos no currículo? 

Sabemos que, quando estamos em um processo seletivo, basicamente estamos disputando com outros profissionais aquela determinada vaga. Levando isso em consideração, cada informação que seja capaz de destacar o nosso perfil é de suma importância. 

Muitas vezes, todos os profissionais daquele processo seletivo são formados na mesma graduação, já que isto pode ser um requisito da vaga. Mas, você pode ser o único com inglês e pacote Office avançado. 

Informando todos esses detalhes com antecedência, ou seja, no currículo, os recrutadores conseguem enxergar os principais pontos atrativos em sua personalidade, como também em sua formação e experiência estudantil. 

Assim você já pode sair na frente de outros diversos candidatos. Além disso, alguns cursos feitos por você podem se encaixar nos diferenciais descritos na própria vaga. 

Esse conhecimento é muito válido, sendo até mesmo um detalhe que pode te levar a ter uma entrevista marcada junto aos responsáveis pela contratação. 

Como escolher quais cursos colocar no currículo? 

Como escolher quais cursos colocar no currículo? 

Nem todos os nossos cursos são relevantes para determinada vaga a qual estamos nos candidatando. Por exemplo, você pode estar procurando uma vaga para trabalhar na área de administração. Mas, será que nesse caso um curso de pintura artística seria interessante? Provavelmente não. 

É preciso dosar a quantidade de informações descritas, pois, assim como estas podem ser benéficas, as mesmas também podem atrapalhar a leitura, tornando-a confusa. 

Então, é muito importante que você saiba qual é o seu objetivo profissional antes de determinar como colocar cursos no currículo. 

Se preciso, faça uma lista com todos as certificações que você tenha. Pensando nisso, escolha com cautela aquelas que causam um impacto positivo para a área em que você deseja atuar no momento presente. 

Além disso, caso você ainda não tenha certeza do que está procurando, lembre-se de manter a cópia do seu currículo no computador. Dessa forma você pode alterar as informações sempre que preciso, garantindo que estas ficarão atualizadas. 

Exemplos de como colocar cursos no currículo 

Exemplos de como colocar cursos no currículo 

Agora, iremos citar 5 exemplos básicos para que você saiba como colocar cursos de informática no currículo e outras opções de suma importância para o documento. Leia os tópicos abaixo e conheça algumas das informações que você deve manter. 

  • Como colocar cursos de idioma no currículo:

Esses são um tipo de curso livre que garante a proficiência do aluno em determinado idioma.

Confira o exemplo: Certificado de proficiência em inglês no nível intermediário pela instituição (preencher). Obtido em (preencher).

  • Como colocar cursos livres e complementares: 

Basicamente a indicação é seguir a mesma linha de raciocínio descrita acima. No entanto, aqui você pode incluir a carga horária e os principais módulos, se estes forem necessários para determinada vaga. 

Além disso, caso você não tenha muita experiência profissional, vale a pena, inclusive, caprichar nos detalhes do aprendizado que você obteve.

Confira o exemplo: Certificado em Informática pela instituição (preencher). Curso de 120h, com ênfase em HTML e JavaScript. Obtido em (preencher).

  • Como colocar curso superior no currículo: 

Esse é um título que deve ficar em destaque no currículo, já que é o ensino de maior carga horária, sendo também um título muito atrativo para os recrutadores. 

Confira o exemplo: Graduada em Arquitetura pela Universidade de (preencher). Obtido em (preencher). Pós-graduada em Paisagismo pela Universidade de (preencher). Obtido em (preencher).

  • Como colocar cursos em andamento no currículo:

Os cursos em andamento devem ter o mesmo peso que qualquer outro curso descrito acima. A diferença é que você ainda não terá terminado toda a grade de conhecimento. 

Mas isso não tira a necessidade de apresentar a formação no currículo! Especialmente se esta faz a diferença em alguma vaga específica em que você queira fazer parte do processo seletivo. Nesses casos, é importante acrescentá-los!

Confira o exemplo: Certificado em Informática Avançada. Curso com carga horária de 230h. Início do curso: (preencher). Término previsto: (preencher).

Conclusão 

Como você notou ao decorrer do texto, há diversas formas de entender como colocar cursos no currículo!

Assim, o indicado é fazer uma análise do que você deseja inserir no seu currículo, para só assim ter certeza de quais cursos devem ser inseridos no contexto.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários abaixo! Iremos te responder assim que for possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *