O Que Colocar no Currículo?

Quando falamos de processos seletivos, todas as etapas são tremendamente importantes para que possamos nos destacar como candidatos. Se você quer ser visto como um candidato em potencial desde a primeira impressão, é importante saber o que colocar no currículo.

Esse vai ser o primeiro contato que o recrutador terá com seu perfil profissional, e assim, é sua primeira chance de impressionar. Se você quer saber como organizar um bom currículo, de forma que ele fique completo, coeso e atrativo aos olhos de responsáveis por vagas, é só continuar lendo esse post que preparamos para falar sobre isso!

O Que Colocar no Currículo?

Como organizar as informações no currículo?

A organização das informações é um passo muito importante dessa primeira etapa, afinal, é isto o que vai conferir toda a estética do seu currículo profissional. Para entender a sua relevância, basta apenas se colocar do outro lado da mesa por um momento: se você fosse um recrutador, também ia ficar um pouco frustrado de receber currículos bagunçados ou sobrecarregados com informação demais.

Assim, a melhor dica para organizar o que colocar no currículo é sempre manter este documento coeso e direto. Busque separar cada modalidade de informação em tópicos separados, deixando em primeiro lugar suas informações pessoais, em seguida suas informações acadêmicas e depois dedicando o espaço para suas experiências e qualificações profissionais.

Não é preciso de nada muito elaborado, como as pessoas podem pensar. Às vezes, os currículos mais simples são aqueles que mais chamam atenção, já que o que importa, realmente, é o seu conteúdo. Assim, se você souber ressaltar as informações mais importantes para colocá-las no preenchimento de cada tópico, já será um grande passo para ter um currículo elaborado e satisfatório.

Existem muitos exemplos e modelos de currículos que podem ser encontrados gratuitamente online, e se você ainda tem muitas dúvidas de como organizar o seu, buscar por esse tipo de facilitação pode ser uma boa escolha! Vale a pena dar uma olhada, para assim, você ter uma base de como a estruturação de um currículo profissional pode ser feita.

O que é preciso ter no currículo?

Existem algumas informações que são essenciais de estarem contidas nos currículos, independente da proposta para a qual você está enviando. É sempre recomendado começar com seus dados pessoais, sendo eles: nome completo, endereço de e-mail, telefone para contato, cidade onde mora e o endereço de suas redes sociais profissionais (como o LinkedIn, por exemplo). Também é possível incluir a idade ou a data de nascimento, mas esse não é realmente um dado indispensável.

Nessa primeira etapa, é importante lembrar-se de não sobrecarregar o seu currículo com mais informação do que é necessário. Muitas pessoas pecam pelo excesso, acabando por colocar dados como estado civil ou número de documentos como RG e CPF, por exemplo, que acabam se categorizando como esses excessos de informação a serem evitados. Além de sobrecarregarem o que colocar em seu currículo profissional, também não são relevantes para as vagas.

Em seguida, é recomendado partir para a sua formação. Além de descrever sua graduação, preze por mencionar cursos que você tenha feito que sejam relevantes para a vaga pretendida, caso você os tenha. Quanto à ordem, use sempre a do mais recente para o mais antigo, e mencione os itens essenciais para a descrição de cada etapa acadêmica, sendo estas: título do curso, modalidade do curso, instituição onde o realizou e período de curso (sendo importante mencionar se ele já está concluído ou ainda está sendo realizado).

O próximo tópico você pode utilizar para especificar sua área de atuação e suas qualificações profissionais. Se você está se perguntando o que colocar em qualificações no currículo, o mais indicado é que elas sejam mencionadas visando especificamente a vaga pretendida, de forma que você seja capaz de ressaltar as principais características e diferenciais que te tornam o candidato mais adequado para aquela oportunidade. 

Suas experiências profissionais também são itens essenciais na hora de escolher o que colocar no currículo. Se você conta com muitas experiências, não é necessário realmente mencionar todas elas, podendo se dar ao luxo de ressaltar aquelas que foram mais relevantes e que podem contar pontos positivos para essa nova vaga pretendida. Ao mencionar seus empregos anteriores, siga parâmetros parecidos com os estabelecidos para cursos acadêmicos: menciona da mais recente para a mais antiga, incluindo o nome da empresa, o cargo exercido, o período de atuação e também pode ser positivo incluir uma breve descrição sobre as atividades que você exercia.

Caso você esteja ingressando agora no mercado de trabalho e não saiba o que colocar em experiência no currículo para primeiro emprego, não se preocupe! Você pode substituir o campo de experiência profissional para ressaltar outros diferenciais que você pode ter, como outros idiomas falados, intercâmbios feitos ou projetos que você participou. Se tratando de uma primeira oportunidade de trabalho, é compreensível que você não tenha experiência prévia, e o melhor a se fazer é demonstrar que você é capaz de compensar isso com outros atributos.

Esses são os tópicos principais que temos de acrescentar quando o assunto é o que colocar no currículo, mas também existem outros muito importantes e que, por vezes, as pessoas deixam de fora por não dedicarem a eles a atenção que é necessária. No próximo tópico, vamos falar mais sobre isso!

O que não deve faltar no currículo?

Os itens que mencionamos no tópico anterior são os itens gerais, que normalmente as pessoas já incluem no currículo. Porém, existem outros que também são fundamentais! Como já falado anteriormente, se você domina outros idiomas, é importante mencionar isso em seu currículo profissional. Esse diferencial pode entrar dentro das qualificações ou até mesmo ter um tópico especial para ele, por ser algo muito valorizado atualmente.

Se você tiver outras experiências valiosas, que podem agregar valor para você como profissional ou até mesmo te destacarem como candidato para alguma vaga pretendida, é importante se perguntar o que colocar em informações adicionais no currículo. Neste tópico podem entrar diversas coisas, como projetos ou palestras que você participou, intercâmbios que agregaram valor para seu perfil profissional ou trabalhos voluntários que você pode ter ministrado. 

Outro ponto muito importante e que, por vezes, as pessoas não dão a atenção que o item merece, é saber o que colocar em objetivo no currículo. A descrição de seu objetivo profissional é um tópico que pode te destacar em um processo seletivo, sendo a sua oportunidade de falar diretamente com o recrutador para dizer quais são suas metas como profissional e até mesmo quais seus objetivos específicos para aquela vaga para a qual está se candidatando.

Também é importante se atentar aos itens que vão junto ao currículo, apesar de não estarem junto ao seu corpo, como, por exemplo, a sua carta de apresentação profissional e o e-mail que vai ser mandado junto ao seu currículo profissional. A carta de apresentação profissional é perfeita para você ter um contato mais pessoal com o recrutador, se apresentando como candidato e falando sobre os motivos pelos quais você se interessou por determinada oportunidade de emprego.

Da mesma forma, é importante saber o que colocar no e-mail para enviar o currículo, já que é antiquado mandar o corpo deste vazio, contendo apenas o anexo do seu currículo em PDF. No e-mail, você pode fazer uma saudação ao responsável pela vaga, se apresentar e informar para qual cargo está enviando o currículo em anexo. Essa breve comunicação é capaz de fazer toda a diferença nessa primeira etapa do processo seletivo.

Como é possível perceber, são vários detalhes que precisam ser observados na quando falamos sobre o que colocar no currículo, já que este assunto naturalmente abre pauta para outros passos essenciais de serem observados. Na prática, porém, não é tão complicado quanto parece ser! Basta se atentar aos detalhes e seguir esse breve passo a passo que, com certeza, você conseguirá montar um currículo profissional que agrega muito valor para você como candidato em potencial. 

Como ter mais competências para colocar no currículo?

Se você está buscando mais competências para o seu currículo, a realização de cursos pode ser uma boa opção. A internet é um mar de possibilidades, e existem várias opções de cursos completamente online e gratuitos para serem feitos. Nesse caso, basta escolher aquelas modalidades que mais combinam com sua área de atuação.

Além disso, você também pode participar de palestras ou congressos, que também contam pontos importantes para perfis profissionais. Por fim, buscar se informar sobre projetos ou trabalhos voluntários que acontecem na sua região são ótimas opções para você desenvolver mais competências para agregar valor ao seu currículo profissional!

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo! Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender o que colocar no currículo, sendo a chave para isto destacar suas principais informações pessoais, acadêmicas e profissionais, de uma forma organizada e que demonstre o seu valor como profissional.

Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos! Ficou com alguma dúvida? Não se preocupe! Sabemos que esse é um assunto complicado. Deixe suas perguntas aqui embaixo para nós, nos comentários, que ficaremos felizes em te auxiliar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *