Existe uma dúvida que é muito comum para diversas pessoas: o que é um minicurrículo e como criá-lo?
Normalmente, as questões que envolvem apresentações profissionais são muito importantes em qualquer fase da vida. Afinal, estas serão responsáveis por resumir a nossa jornada, deixando-a mais atrativa e interessante.
Por isso, abaixo iremos falar sobre o tema de forma detalhada, citando as principais características de um modelo de minicurrículo. Continue conosco e confira!
O que é o minicurrículo?
O minicurrículo normalmente é utilizado como uma apresentação breve que pode, inclusive, ser escrita em terceira pessoa. Um grande exemplo de minicurrículo são as pequenas apresentações de palestrantes ou dos redatores de artigos na web, incluindo os textos científicos.
Para resumir, como o nome já indica, é um breve conjunto de palavras, onde o intuito principal é mostrar a formação do profissional, como também suas experiências e diferenciais.
Lembrando que, não existe uma regra clara para definir o que deve constar em um minicurrículo. Afinal, cada produção deve seguir o principal objetivo, sendo que este pode variar conforme a necessidade do profissional.
Por isso, o mais indicado é que você realmente tenha um bom direcionamento para fazer um texto que transmita a mensagem desejada. Nesse caso, vale a pena conferir todas as informações deste artigo para conseguir ter a segurança necessária na hora de formar o seu minicurrículo, independente de qual seja a situação.
Como criar um minicurrículo?
Para criar uma apresentação nesse estilo, existem algumas recomendações que facilitam a produção, o que permite que você não esqueça de nenhuma informação importante. Primeiramente, entenda onde o seu minicurrículo será utilizado.
Dificilmente você poderá ter apenas um único modelo para todas as situações. Afinal, muitas vezes você estará participando de um processo seletivo, outras vezes estará participando de uma palestra, entre outras ocasiões.
Nesse caso, é preciso saber exatamente o que o leitor quer saber a respeito da sua jornada profissional. Essa será a primeira etapa para definir o que deve ser escrito e o que deve ser descartado da apresentação, auxiliando também na questão do tamanho do texto.
Além disso, na maioria das vezes, faz mais sentido que você escreva como se estivesse falando sobre si mesmo. No entanto, essa dica serve apenas para os minicurrículos que ficarão expostos para plateias, como sites ou locais públicos.
Se o seu intuito é se cadastrar em uma plataforma de emprego, por exemplo, utilize a linguagem comum na primeira pessoa.
Por fim, em algumas ocasiões é interessante acrescentar uma foto profissional para que a apresentação se torne atrativa. Se você for participar de uma palestra, por exemplo, muito provavelmente os envolvidos desejarão te conhecer antes.
Qual a importância de um minicurrículo?
Como você deve imaginar, o minicurrículo tem uma grande importância para o seu crescimento profissional. Existem situações diversas onde o texto será de grande auxílio para tornar a sua jornada mais interessante aos olhos dos envolvidos.
Imagine que você tenha vontade de assistir a uma palestra. Nesse caso, muito provavelmente você irá procurar informações do palestrante, não é mesmo? Por isso, é essencial que o conjunto de palavras ali descrito faça sentido para o público, sendo esta uma questão que pode impactar na quantidade de pessoas que vão desejar fazer parte do evento.
Aliás, quando falamos sobre apresentações, tudo o que envolve a forma como fazemos isso faz toda a diferença. O minicurrículo para um site de vagas de emprego pode ser o protagonista de abertura para que seu currículo completo seja analisado.
Então, é muito importante que você realmente faça um material assertivo, contando os principais marcos da sua carreira até o momento presente.
No geral, se você conseguir passar uma imagem de grande autoridade no assunto, mesmo que em poucas palavras, muito provavelmente você estará indo pelo caminho certo. Mas, abaixo iremos citar exemplos de minicurrículo para que isso se torne mais claro.
Exemplos de minicurrículo
Agora que você já sabe como criar um minicurrículo e toda a importância por trás desse tema, chegou a hora de aprender na prática como você pode começar a aprimorar o seu modelo.
Nos tópicos abaixo, iremos citar quatro sugestões para cada estilo, sendo eles: exemplo de minicurrículo para artigos, para palestras e para site de empregos.
Lembrando que essas são apenas sugestões que devem ser moldadas conforme a sua linguagem como profissional.
Considere sempre incluir a sua formação, habilidades profissionais, cursos, experiências, títulos e conquistas importantes, como também um objetivo claro.
- Minicurrículo para artigos:
1- “(Nome da pessoa que escreveu o artigo), corresponde à coluna de decoração, formada em Arquitetura pela faculdade de (preencher). Quando não está escrevendo textos para o blog, procura se informar e estudar sobre o estilo contemporâneo dos países ocidentais, tema de sua especialização.”
2- “Profissional da área da estética, (nome da pessoa que escreveu o artigo) já desenvolveu artigos para grandes canais de comunicação, como a Revista (preencher) e o Jornal (preencher).
Especializada em tratamentos faciais, consegue transmitir informações básicas para facilitar o cuidado diário para o dia a dia dos leitores.”
3- “(Nome da pessoa que escreveu o artigo) é especialista em escrever textos de dicas caseiras para a coluna do nosso website. Sua experiência conosco começou em (preencher), quando este terminou sua formação em Letras.
Seus artigos chamam a atenção por transmitir a simplicidade que as pessoas procuram quando buscam truques caseiros.”
4- “Formada em pedagogia, (nome da pessoa que escreveu o artigo) é especialista no ensino de crianças e adolescentes.
Através da coluna do nosso blog, a profissional consegue dar dicas para que os pais possam explorar o aprendizado dos filhos. Além disso, (nome da pessoa que escreveu o artigo) já foi nomeada como uma grande voz, ganhando o prêmio da sua cidade chamado (preencher), o que a faz ter grande autoridade no assunto.”
- Minicurrículo para palestrantes:
1- “(Nome da pessoa que irá palestrar) é formado em Marketing pela faculdade de (preencher). O profissional que já tem mais de (preencher) títulos de pós-graduação, é uma grande referência quando o assunto é o Marketing de Influência.
Em seus mais de (preencher) anos atuando na área, conseguiu ter experiências variadas, sendo agora sócio-fundador do seu próprio escritório de publicidade.”
2- “(Nome da pessoa que irá palestrar) é profissional da área de estética há mais de (preencher) anos. Com toda a sua bagagem e conhecimentos sobre o tema, (nome da pessoa que irá palestrar) desenvolveu uma tese que é vem sendo muito elogiada nos dias de hoje.
Seu conhecimento em procedimentos invasivos lhe permitiu estudar a fundo a técnica (preencher), o que garante ótimos resultados em pacientes com (preencher).”
3- “(Nome da pessoa que irá palestrar) é advogado, especialista em causas jurídicas que envolvem trabalhadores. Com seu grande conhecimento, (nome da pessoa que irá palestrar) já ajudou mais de (preencher) ao longo dos anos.
Após passar por diversos cargos de alta gerência, o profissional decidiu investir todo seu conhecimento em seu próprio escritório, auxiliando novos profissionais da área a conquistarem a segurança necessária para atuar através de estágios e experiências práticas.”
4- (Nome da pessoa que irá palestrar) é especialista na área de finanças empresariais e consultoria econômica. Formado em Administração, o profissional deseja apresentar a importância da educação financeira para todas as pessoas, incluindo pequenos empreendedores.”
- Minicurrículo para vagas de emprego:
1- “Meu nome é (preencher), tenho (preencher) anos e sou formada em Odontologia pela faculdade de (preencher). Estou há mais de (preencher) no mercado, sendo que atualmente busco novas oportunidades de me desenvolver na área em que estou me especializando: traumatologia buco maxilo.”
2- “Representante de vendas há mais de (preencher) anos, estou no mercado buscando aliar minhas formações acadêmicas a minha experiência profissional. Com isso, estou em busca de vagas que me permitam ter vivência no setor de liderança.
Sou formado em Administração e tenho fluência em inglês. Além disso, já trabalhei em uma empresa de grande renome – (preencher), o que me permitiu ter forte atuação no comércio internacional.”
3- “Meu nome é (preencher) e sou formada em Publicidade e Propaganda. Busco uma oportunidade de colocar meu conhecimento teórico em prática. Dou prioridade para as possibilidades nas áreas de artes gráficas, já que desde cedo me interessei pelo assunto, o que me fez obter conhecimento prático em um curso livre no período das férias.
Sou esforçada e dedicada, sendo estas qualidades que garantem um aprendizado rápido.”
4- “Graduanda em Farmácia, busco uma oportunidade para colocar meus conhecimentos em prática. Gostaria de atuar como estagiária na área da indústria cosmetológica, já que tive uma pequena experiência no ramo no ano de (preencher).
Tenho conhecimento avançado em informática, o que me garante uma ótima desenvoltura exercendo diversas funções da área.”
Conclusão
Criar um modelo de minicurrículo é simples quando você tem um direcionamento objetivo e claro. Foi justamente isso que buscamos trazer neste texto: um guia para que os leitores conheçam os seus diferenciais como um bom profissional!
Esperamos que tenhamos te ajudado! Você ainda tem dúvidas sobre o tema? Caso a resposta seja sim, deixe nos comentários abaixo e compartilhe conosco sua opinião!
A Redação Curriculum Profissional é formada por profissionais especialistas em carreira e demais temas relacionados ao universo empresarial que encantam os nossos leitores.