O marketing pessoal é, basicamente, uma estratégia baseada em ferramentas e metodologias do marketing que visa promover uma personalidade e/ou profissional, destacando características e habilidades mesmo através da imagem.
Mais do que promover uma empresa ou produto, o marketing pessoal valoriza os nomes e as imagens dos profissionais, atrai mais atenção e influencia outras pessoas a vê-los como referência.
Por esse motivo, este texto traz informações sobre marketing pessoal, dicas de como fazê-lo e uma contextualização mais aprofundada sobre a importância dessa ferramenta no processo seletivo de uma empresa e sobre o marketing como um todo.
Comece a leitura e fique ainda mais preparado para as próximas entrevistas de emprego!
Marketing digital: contextualizado e exemplos
Antes de entrarmos no marketing pessoal, é conveniente explicar o que é o marketing digital de uma forma mais ampla.
Basicamente, essa metodologia trata das estratégias usadas no ambiente online para divulgar produtos, serviços, marcas e pessoas de forma atrativa e eficiente.
Para isso, os profissionais de diferentes segmentos e administração de condomínios, por exemplo, podem fazer uso de vários formatos e plataformas para alcançar seu público ou objetivo, adequando os materiais às especificidades do setor de atuação.
Destacamos os principais canais e formatos abaixo.
Marketing de conteúdo
Para que a divulgação funcione, as marcas precisam fornecer conteúdo realmente interessante. O marketing de conteúdo é a melhor maneira de fazer isso.
O conceito básico é criar material relevante como pano de fundo para a promoção de uma marca, produto ou serviço. É uma espécie de publicidade indireta.
Isso geralmente é feito por meio de um blog ou perfil em uma rede social.
Redes sociais
As redes são excelentes plataformas de comunicação virtual e proximidade com pessoas e clientes. Portanto, é possível fazer negócios através delas.
A aparência profissional no Facebook ou Instagram deve ser baseada nos interesses e reações do público em geral.
Com isso, os perfis de redes sociais devem ser vistos como uma extensão das atividades realizadas e dos negócios, como escritório contábil São Paulo ou um profissional que presta assessoria de gestão.
Ou seja, são os representantes dessa imagem da instituição fora da sede física.
Para que isso seja possível, o ideal é compartilhar os posts criados para marketing de conteúdo, reforçando a autoridade no assunto. Essa convergência é importante para aumentar a visibilidade.
Inbound Marketing
O inbound marketing visa atrair ativamente leads qualificados, seja por um mecanismo de pesquisa como o Google ou por redes sociais.
Consequentemente, ele concentra seus esforços em atrair as pessoas certas para o treinamento NR 32, por exemplo, considerando as características desse público e objetivo da marca.
Para fazer isso, você precisa ajustar o material que cria para o benefício de seu público. Isso permite que você converta mais leads, feche negócios e atraia o tráfego de entrada necessário para reter seus clientes.
Para usar uma estratégia eficiente, quanto mais relevante e bem elaborado for o seu conteúdo, maior a probabilidade de seus potenciais consumidores comprarem o produto ou serviço.
O que é Marketing Pessoal?
Depois dessa contextualização introdutória, podemos passar para o foco do texto: o marketing pessoal.
Assim, o marketing pessoal pode ser visto como um conjunto de ações para usar a publicidade pessoal a fim de melhorar a reputação profissional (de marcas ou indivíduos), destacá-la e torná-la uma autoridade e referência em seu setor.
Para isso, usa uma variedade de técnicas e conteúdo para criar imagens atraentes, diferenciadas e influentes.
Dentre as ações a produção de conteúdo, posicionamento em redes sociais e divulgação de currículos e portfólios são ótimos exemplos.
Por que o Marketing Pessoal é importante?
Com boas práticas, o marketing pessoal pode ajudar o profissional a construir a carreira que deseja.
Evidenciar habilidades e diferenciais usando essa ferramenta é essencial para aumentar salários, promoções e até mesmo conseguir o primeiro emprego.
Por isso, é importante ter atenção a algumas ações cruciais ao realizar o marketing pessoal.
Mostre suas habilidades
Os portfólios são uma ótima oportunidade para mostrar como você coloca suas habilidades em prática e evidenciar os serviços que realiza.
Este meio deve ser usado para mostrar todo o processo de criação de um projeto, não apenas os resultados.
Nesse sentido, caso tenha experiência em empresa de instalação de energia solar, além de abordar as atividades feitas, é possível trazer imagens dos resultados e do processo, bem como evidenciar os ganhos proporcionados por esse serviço. O mesmo se dá em qualquer outro ramo de atuação.
Nesse material, também compartilhe rascunhos para mostrar como a ideia foi desenvolvida. Isso mostra aos recrutadores o seu processo criativo.
Informar aos contratantes sobre sua maneira de trabalhar aumentará seu poder de barganha e enquadramento nos processos da empresa, ampliando o fit.
Destaque mais o seu trabalho
Mesmo que você seja um ótimo profissional, será difícil obter o reconhecimento que você merece se ninguém puder ver o que você está fazendo.
É muito mais fácil conseguir uma posição no mercado de trabalho se você sabe chamar atenção para o seu trabalho e conseguir destacar conseguuire destacar as habilidades em suas relações profissionais.
Além dos relacionamentos, para se destacar, é importante considerar todas as oportunidades e canais de contato, inclusive redes sociais.
A maioria dos empregadores pode acessar as mídias sociais do candidato antes da contratação, principalmente se for um perfil destacado como profissional ou em cargos relacionados ao uso da plataforma.
Então, pense nisso como uma ótima oportunidade para mostrar suas qualificações e habilidades.
Assim que seu trabalho estiver disponível na web, os recrutadores poderão visitá-lo. Portanto, tenha um perfil estratégico e sempre exalte suas habilidades.
Transmita confiança
Construir uma reputação online pode ajudá-lo a ganhar a confiança de recrutadores e clientes em potencial, se esse for seu objetivo.
Isso é muito importante, pois eles precisam saber que estão fazendo um bom investimento ao contratar os seus serviços.
Se você mostrar um trabalho que já foi desenvolvido, como um planejamento sucessório familiar ou o desenvolvimento de um website, está comprovando que empresas e clientes podem contar com sua competência.
Ou seja, marketing pessoal é uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades e construir relacionamentos com clientes em potencial.
Nesse relacionamento, eles estão confiantes nas consequências de sua atitude, o que os torna mais propensos a realizar a contratação.
Fora do ambiente digital, a confiança e a imagem transmitida também são fundamentais. Assim, ao estabelecer contatos profissionais ou ao realizar entrevistas, esteja preparado, treinando o que irá falar e ponderando o modo de se comunicar, falando com calma e clareza.
A postura nesse momento também é fundamental, devendo ser de calma e ereta, sempre olhando no olho do interlocutor para transmitir empatia e segurança.
Construa networking
Finalmente, um bom marketing pessoal é a melhor maneira de construir uma boa rede de relacionamentos pessoais e profissionais.
Nesse sentido, o networking lhe dá a oportunidade de conhecer outras pessoas que enriquecem seus projetos pessoais e profissionais.
Além disso, ao trabalhar em sua estratégia de marketing pessoal, você consegue construir uma rede de bons relacionamentos dentro e fora do seu ambiente de trabalho, oportunizando projetos e novos cargos, por exemplo.
Essa é a melhor maneira de expandir sua área de atuação, então, é importante se concentrar em estabelecer bons relacionamentos.
Mais ainda, é necessário saber como se posicionar e manter esses contatos aquecidos para multiplicar as oportunidades em contabilidade fiscal e tributária, assessorias de marketing, indústrias metalúrgicas, ou quaisquer que sejam as oportunidades que se busca.
Tenha confiança em manter seu negócio/presença online
Hoje, as pessoas não precisam mais ir à loja para obter atendimento ou comprar um determinado produto.
Na internet é possível comprar e vender a qualquer hora do dia. No entanto, os consumidores estão cada vez mais céticos em relação ao grande número de vendedores disponíveis on-line.
Portanto, eles precisam ter confiança no conteúdo que estão consumindo. Com o marketing pessoal, você pode despertar essa confiança.
Posicionamento relevante nas redes incentiva a contratar serviços ou fazer um investimento substancial em um produto.
Trata-se de treinar suas habilidades, fornecer recursos para construir relacionamentos com o público, garantir resultados satisfatórios ao utilizar o serviço e aumentar suas chances de fechar um negócio.
Inclusive, o mesmo processo se dá para profissionais que almejam se inserir no mercado ou encontrar novas oportunidades.
Afinal, os recrutadores também precisam identificar a confiança e expertise na área de atuação, vendo o posicionamento de confiança nas plataformas.
Dicas para se sair bem na entrevista de emprego com o marketing pessoal
Por fim, vamos focar na hora da verdade: a entrevista de emprego. Confira dicas para ter um ótimo desempenho durante esse processo a seguir.
Prepare-se com antecedência
Antes da entrevista, certifique-se de anotar as partes mais importantes da sua vida profissional.
Selecione de 5 a 10 vagas e avalie os papéis, lições aprendidas e desafios desempenhados em cada uma.
Isso também vale para o currículo. Pode ser que o candidato não lembre de todas as experiências listadas lá no momento do nervosismo.
Por isso, tire um tempo para revisar o seu CV e ficar realmente preparado para qualquer pergunta que o entrevistador possa fazer, focando nas contribuições e aprendizados coletados em cada posição.
Pesquise o histórico da empresa
Procure as informações mais importantes sobre a empresa por meio de sites e redes sociais.
A essência é entender a localização da empresa, o momento pelo qual ela está passando e os objetivos atuais.
Além disso, leia atentamente a lista de vagas e destaque que você tem as habilidades necessárias para preencher a vaga, seja em um escritório de contabilidade SP Zona Sul ou em uma assistência técnica especializada em smartphones.
Dessa forma, você pode usar as palavras certas para deixar claro que suas habilidades correspondem ao que o recrutador busca.
Seja comunicativo e tenha uma boa postura
Treine em casa, converse muito consigo mesmo para evitar gagueira ou a demonstração de nervos.
Primeiramente, descubra qual cargo você deseja preencher e que a empresa está recrutando.
Se você tem algo que pode agregar valor ao seu cargo e seu desejo de preenchê-lo, fale sobre sua experiência evidenciando essas qualificações e experiências.
Não exagere, mantenha a calma e mostre seus conhecimentos.
Assim, por exemplo, se tem bom manuseio de máquina de fazer gelo em cubo industrial preço e está se candidatando a uma vaga como engenheiro de manutenção industrial, demonstre com autoconfiança quais atividades já desempenhou nessa função e técnicas que aprendeu e que podem agregar à rotina.
Outro ponto de atenção é com relação a postura durante toda a conversa com o recrutador.
Evite criar barreiras entre você e a pessoa que está realizando a entrevista. Caso leve pasta ou bolsa, não a coloque sobre a mesa, procurando um local que não interfira na visualização do recrutador e na fluidez da conversa.
Também adote uma postura mais confiante, falando com calma e pontuando com clareza suas expectativas. Isso demonstra mais preparação e clareza sobre os objetivos, criando uma imagem positiva no recrutador.
Confirme as solicitações da empresa e chegue no horário
Algumas empresas exigem que os candidatos tragam currículo impresso e documentos complementares no dia da entrevista.
Se a empresa pedir algo, faça uma lista para ter certeza de que tem tudo o que pediu ou que precisa para fornecer as informações necessárias e/ou cópias.
Se você precisar imprimir seu currículo ou copiar um documento e não puder fazer isso em casa ou nas proximidades, saia de casa com antecedência para chegar ao local preparado, demonstrando cuidado e responsabilidade.
Além disso, é fundamental se atentar ao horário da entrevista, chegando com antecedência. Isso também reforçará a disposição e comprometimento enquanto profissional.
Pense no que vai vestir
Você precisa ter uma boa aparência para uma entrevista, e isso depende do que está em seu guarda-roupa e do devido asseio.
Depois de saber onde será a entrevista, comece a escolher as roupas que deseja usar. Portanto, se você escolher algo que precisa lavar ou passar, poderá fazê-lo imediatamente.
Se você não tiver um traje formal, procure a opção mais neutra ou que se adeque ao código de vestimenta da empresa em que está se candidatando (caso tenha essa informação).
Conclusão
Você chegou ao final do texto sobre marketing pessoal. Agora, você tem informações importantes sobre:
- O que é marketing pessoal;
- Qual é a relação dele com o marketing digital;
- Porque é importante fazer um bom marketing pessoal;
- Como fazê-lo.
Aplique esses conhecimentos para chamar a atenção de mais contratantes e clientes, fortalecendo sua identidade e marca pessoal.
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