Qual a Melhor Fonte Para Currículo?

Durante a montagem do seu currículo profissional, até o menor dos detalhes precisa ser levado em conta! Isso porque, quando um recrutador se depara com esses documentos, tudo acaba sendo analisado pelos olhos treinados daqueles que são responsáveis pelas vagas. Por isso, hoje viemos debater sobre qual é a melhor fonte para currículo.

Pode parecer apenas um capricho, mas na verdade, essa escolha acaba exercendo um peso muito importante no final, afinal, será um dos principais itens que definirão a estética do seu currículo profissional. Então, se você ainda não se atentou a esse detalhe, aproveite a oportunidade para ficar ligado nisso!

Qual a Melhor Fonte Para Currículo?

Qual fonte usar no currículo?

Elaborar um currículo profissional pode parecer difícil à primeira vista, mas à medida em que passamos a dissecar um pouco os passos desse processo e, consequentemente, entender melhor sobre cada etapa necessária de ser seguida, ficará mais fácil trabalhar no seu. Uma das coisas mais importantes para começar, é justamente saber qual a melhor fonte para usar no currículo.

 Antes de qualquer coisa, mantenha em mente que o mais indicado é que você use apenas uma fonte no currículo todo, para manter a uniformidade. Também é possível usar duas, caso você queira destacar títulos de tópicos, mas variar muito mais que isso não é recomendado.

Também é importante ter em mente o tempo todo que esse é um documento profissional, então, optar por fontes que denotem esse teor mais sério é fundamental. Há muitas opções de fontes que podem se encaixar bem para um currículo, tais como: Times New Roman, Georgia, Cambria, Helvetica, Arial, Calibri e Verdana.

Todas essas são fontes clássicas, bonitas e fáceis de serem compreendidas. Assim, combinam as três coisas mais importantes para a estética geral de um currículo profissional, mantendo-o profissional, bem organizado e não deixando-o apresentar qualquer dificuldade de ser lido.

Por que a escolha da fonte para o currículo é importante?

O currículo é uma etapa muito importante de qualquer processo seletivo, afinal, esse é o primeiríssimo contato que o recrutador terá com você como profissional. Assim, de nada adianta você ser um candidato exemplar, cheio de qualificações e competências, se o seu currículo profissional não for igualmente bem planejado e bem feito.

Isso porque qualquer coisa que você queira mostrar ou ressaltar sobre si, precisa ser encaixada de forma sagaz no seu currículo profissional, para que você possa imprimir o seu perfil profissional de forma correta e te apresentar de forma satisfatória para as suas oportunidades de emprego. Sabe o ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”? Então, nesse cenário, saiba que o seu currículo é o que vai definir a primeira impressão que terão sobre você!

O conteúdo é muito importante, claro, mas seria uma grande mentira dizer que a estética do currículo não é levada em conta também. Isso porque essa é a primeira coisa que acabará se ressaltando aos olhos dos recrutadores, antes mesmo que eles tenham a chance de ler as especificidades que você acrescentou ao seu documento profissional! E nisso, está incluso tudo: a estruturação, as divisões, os espaçamentos, a organização, e, claro, as fontes utilizadas nos currículos.

Não apenas para tornar o seu documento profissional estéticamente mais agradável, mas a fonte também acaba exercendo um papel fundamental para fazê-lo ser entendível. Afinal, de nada adianta um belo currículo, se a letra utilizada é tão pequena ou tão rebuscada que nem permite ao recrutador entender o que está escrito ali, não é?

Por isso, mesmo que pareça apenas um detalhe, escolher a melhor fonte para currículo é um desses detalhes que exercerão mudanças significativas no conjunto do todo deste documento profissional tão importante. Por conta disso, é muito importante que você tenha na ponta da língua as respostas para perguntas como qual é a fonte ideal para o currículo.

Qual o tamanho da fonte para currículo?

Além de saber qual é a melhor fonte para currículo, também é importante tomar cuidado com o tamanho escolhido para acrescentar as informações a seu documento profissional. Qualquer extremo acaba sendo ruim, então, fuja das armadilhas de colocar a fonte muito pequena ou muito grande.

Uma dica valiosa de ser colocada em prática é categorizar cada parte de seu currículo, para que assim, você possa variar o tamanho da fonte escolhida de acordo com esses tópicos. Separe em títulos, informações relevantes e corpo do tópico, e estabeleça um intervalo de 2 pts de diferença entre elas. 

Explicando melhor: Considere “informações relevantes” os seus dados principais, como graduação e endereço de e-mail. Para elas, é indicado um tamanho de fonte intermediária, que seja maior que o corpo dos tópicos mas menor que os títulos. O tamanho de fonte para essa parte do currículo indicado é de cerca de 14 pts.

Tendo isso como base, os títulos de tópicos, que são maiores, podem ter a fonte de tamanho 16pts. O corpo dos tópicos, por sua vez, que tendem a ser mais longos e são destinados para explicações um pouco mais extensas, ficariam com a fonte de 12pts. Na prática, um título de tópico poderia ser “qualificações”, e o corpo do tópico seria destinado a falar sobre quais são as suas.

Erros comuns na escolha de fontes

Para escolher qual a melhor fonte para currículo, fuja das que sejam muito irreverentes ou não denotem a seriedade que um currículo demanda, como Comic Sans MS, por exemplo.

Também evite variar muito a fonte ao longo do seu documento profissional, como já falado antes, já que isso poderá o deixar confuso e carente de um padrão. Atenha-se a usar apenas uma ou duas ao longo de todo o documento.

Na hora de escolher o tamanho da fonte para currículo, não escolha uma muito pequena na ânsia de acrescentar mais coisa ao documento profissional. Isso pode atrapalhar a leitura, além de também torná-lo sobrecarregado com muitas informações.

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender como escolher a melhor fonte para currículo! Se atentar a esses detalhes pode ser um fator determinante para o seu sucesso nos processos seletivos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta aqui embaixo, nos comentários! Iremos te ajudar com qualquer questão que você possa ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *