O Que Escrever em Atividades Complementares no Currículo?

Todas as etapas de um processo seletivo são difíceis, por isso, destacar-se desde as primeiras pode ser um importante diferencial para te ajudar ao longo de todas essas fases. Ter algumas atividades complementares no currículo que chamem a atenção pode ser uma boa maneira de conseguir isso!

Entendemos que saber como incluir isso no seu currículo profissional e até mesmo selecionar quais itens podem ser válidos para esse tópico acaba sendo uma tarefa complicada, mas não se preocupe! É justamente para te ajudar com isso que escrevemos esse artigo hoje.

O Que Escrever em Atividades Complementares no Currículo

O que são atividades complementares no currículo?

Antes de colocar a mão na massa e começar a listar as suas, é importante entender o que significa qualificações e atividades complementares no currículo, afinal, nem todos sabem o que é isso ao certo. Mas é mais fácil identificá-las do que você imagina! Resumidamente, as atividades complementares são basicamente tudo aquilo que é desenvolvido além da sua profissão ou da sua educação.

Assim, não é possível colocar uma caixinha e taxar especificamente o que conta ou o que não conta como atividade complementar. Isso porque cada pessoa tem sua própria vivência, e esses itens são muito versáteis, podendo ir desde trabalhos voluntários que você exerce ou até mesmo hobbies que acabam sendo pertinentes de serem citados em seu currículo profissional.

Aquela antiga frase de que “toda experiência conta” toma forma nas atividades complementares para currículo, pois esse tópico engloba basicamente todas as suas vivências que contribuíram para a sua formação pessoal e, principalmente, profissional. Alguns exemplos que podemos citar são atividades que denotam empreendedorismo, trabalhos em ONGs, cursos de linguísticas e outros idiomas e até mesmo intercâmbios!

Dessa forma, o campo de atividades complementares no currículo acaba sendo muito rico, e principalmente, capaz de te destacar entre os candidatos de um processo seletivo. Isso porque muitas pessoas podem ter concluído a mesma graduação que você ou tido experiências profissionais passadas em cargos semelhantes, mas achar alguém que compartilhe de todas as atividades complementares que você porta, é muito mais difícil! 

Como colocar atividades complementares no currículo?

Saber como encaixar as atividades complementares no currículo é muito importante, para que esse item se adeque a estética do documento no geral. O mais recomendado é que você reserve um tópico apenas para elas, pois assim, você contribuirá para a organização e manterá o seu currículo profissional bem segmentado e coeso.

Na hora de pensar o que colocar em atividades complementares no currículo, pode haver uma dificuldade a mais. Muitas pessoas acabam caindo no erro de lotar o documento profissional com esses itens extras, e assim, pecar pelo excesso. Esse é um deslize que pode comprometer os benefícios que esse tópico pode trazer, além de também deixar todo o seu currículo sobrecarregado.

Uma maneira fácil de detectar quais atividades cabem aqui é pensar especificamente na vaga pretendida. Tente fazer o exercício de se colocar no lugar do recrutador! Dessa forma, você poderá identificar em si mesmo quais são suas competências e vivências que te tornarão um candidato mais qualificado para aquela oportunidade, pensando pela visão da pessoa que receberá o seu currículo profissional.

Uma forma positiva de organizar as atividades complementares no currículo é encaixá-las em uma seção de “informações adicionais”, e assim, você poderá mencionar uma qualidade profissional e ligá-la a uma atividade complementar exercida. Como, por exemplo: “Espírito de liderança, desenvolvido após estar a frente do projeto voluntário [nome do projeto]”.

Essa é uma maneira eficaz de adicionar duas coisas super necessárias para o currículo de uma vez só, sendo estas as competências da sua personalidade que mais te qualificam como profissional e também mencionar projetos e experiências que você já teve, mas não necessariamente se encaixam em experiências profissionais ou acadêmicas!

O que não pode faltar?

Decidir o que não pode faltar nas atividades complementares para currículo acaba sendo uma coisa muito pessoal de cada um. Afinal, só você sabe as vivências que já teve e como cada uma delas contribuiu para formar a sua identidade como profissional!

Assim, para saber quais são os itens essenciais para essa seção, é importante pensar, avaliar e colocar no papel como eles se encaixam em seu currículo. Não deixe nada de lado por considerar que eles não são importantes o suficiente! Seja um curso que você fez por fora ou um intercâmbio que teve a chance de realizar, todos são experiências pertinentes se fizeram a diferença para você.

Dê preferência para aquelas atividades complementares que podem exercer um peso a mais para a oportunidade que você está pretendendo, sendo importante olhar com atenção e exclusividade para cada vaga pretendida. Assim, você saberá preencher a sua seção de informações adicionais perfeitamente!

O que não deve colocar?

Existem alguns itens que podem até parecer pertinentes na hora de pensar o que colocar nas atividades complementares do currículo, mas por alguns motivos, são melhor de serem deixadas de fora.

Um exemplo são atividades em partido político, já que esse é um tópico que acaba dividindo muitas opiniões e varia com as opiniões particulares de cada um. Assim, para evitar o atrito de ideias, é melhor não acrescentá-las ao seu currículo profissional.

Da mesma forma, evite mencionar atividades de cunho religioso. Vivemos em um estado laico e, graças a isso, temos uma grande riqueza de religiões variadas em nosso território. Por se tratar de coisas que variam muito de acordo com a crença pessoal de cada um, assim como as opiniões políticas, é preferível não acrescentá-las às atividades complementares para currículo.

Indo por essa vertente, o mais indicado é que você não acrescente ao seu currículo profissional qualquer atividade que denote uma opinião pessoal muito forte, para garantir que as coisas não se confundam e o seu perfil profissional não seja confundido com suas crenças pessoais. 

Conclusão

Ao fim deste artigo, esperamos que você tenha aprendido o que escrever em atividades complementares no currículo!

Ficou com alguma dúvida? Não precisa se preocupar! É só deixar sua pergunta aqui nos comentários que, assim que conseguirmos, vamos te responder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *