Como Criar uma Carta de Apresentação para Primeiro Emprego?

A carta de apresentação é um complemento que pode fazer uma diferença significativa para você no início de um processo seletivo. Para quem está buscando ingressar no mercado de trabalho, saber como fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego pode ser o diferencial que vai te destacar em meio aos demais candidatos.

Pensando em te ajudar com isso, nesse artigo, vamos explicar mais sobre como ter uma carta de apresentação pronta para ser enviada junto ao seu currículo e melhorar as suas chances para a oportunidade pretendida. Continue lendo para conferir o que preparamos para você!

Como Criar uma Carta de Apresentação para Primeiro Emprego?

O que destacar na carta de apresentação?

Antes de elencar os pontos que precisam ser destacados na sua carta de apresentação para primeiro emprego, é importante sabermos o que ele é ao certo e para que ele serve. Uma carta de apresentação nada mais é do que um documento que é enviado em conjunto com o currículo, te apresentando como profissional, elucidando quais suas principais qualidades como candidato e também informando o recrutador dos motivos pelos quais você se interessou por aquela vaga.

Assim, é por meio da carta de apresentação que temos capacidade de nos apresentar de forma mais pessoal para os responsáveis pela vaga. No currículo, temos todas as informações que são necessárias, mas estão são apresentadas de forma muito objetiva e concisa, abrindo pouco espaço para que possamos estabelecer uma conexão real com o recrutador. Para isso, a carta de apresentação é um ótimo complemento, já que permite que você fale diretamente com quem vai ler o seu documento profissional.

Dessa forma, fica mais fácil entender o que precisamos destacar na nossa carta de apresentação para primeiro emprego. Por se tratar de um documento que vai servir para contar pontos positivos para você como profissional, é indicado que ela contenha quais são suas principais competências, que são capazes de te tornar um profissional mais atrativo para preencher aquela vaga.

Além disso, também é recomendado que você inclua suas motivações para ter se interessado por aquela oportunidade de emprego, e aproveite esse gancho para também falar como você se vê contribuindo positivamente para a empresa por meio do cargo que é almejado. Isso tudo criará uma boa síntese de como você se enxerga como profissional e de como você, enquanto candidato, se destaca entre os demais para ser a escolha ideal para ocupar a vaga que está em aberto.

Por isso é recomendado que a sua carta de apresentação para primeiro emprego seja sempre personalizada, feita especialmente para a vaga que você está buscando no momento. Assim, você terá a possibilidade de destacar suas qualidades e competências que mais se encaixam com as diferentes oportunidades que aparecem para você, e assim, é mais garantido que poderá alcançar o destaque que busca ter nessa primeira fase de um processo seletivo.

Como fazer uma carta de apresentação?

Agora que já entendemos o que é, para que serve e o que destacar na carta de apresentação, é hora de saber como fazer a sua carta de apresentação para primeiro emprego. Para isso, a primeira coisa que temos que fazer é resgatar o que já sabemos sobre cartas no geral: uma das primeiras coisas que precisamos fazer é nos identificar, para que quem receba nossa carta saiba quem somos.

Da mesma forma, acontece com as cartas de apresentação para primeiro emprego! Não cometa o erro de achar que, por ela estar indo junto com seu currículo, isso já dispensa apresentações e a necessidade de incluir as suas informações pessoais. Muito pelo contrário! Para garantir que a sua carta de apresentação profissional seja completa e bem estruturada, as primeiras coisas que devem se fazer presentes são suas informações pessoais básicas.

Assim, inicie adicionando um pequeno cabeçalho com seu nome, sua profissão, seu celular, seu e-mail e até mesmo seu perfil do LinkedIn, se você tiver. Após incluí-las, faça uma pequena saudação, como “estimado(a)”, sendo recomendado que você mencione o nome do responsável pela vaga se souber, ou se não, pode acrescentar o nome da empresa ou apenas o termo “recrutador”.

Após o cabeçalho inicial e a saudação, é hora de adentrar oficialmente o corpo da carta. É aqui que você vai acrescentar as competências e habilidades que considera as mais importantes para a oportunidade pretendida, e enquanto faz isso, encontre uma forma de relacionar cada um dos pontos positivos sobre você com formas positivas que você pensou de utilizá-las no seu dia a dia profissional exercendo o cargo almejado.

Mencione também os motivos pelos quais você se interessou pela vaga: você viu um anúncio? A encontrou por meio do instagram da empresa? Algum conhecido te falou sobre ela? Essa é uma ótima forma de iniciar o assunto, para que assim, você possa destacar que a oportunidade lhe chamou a atenção por ser justamente o que você estava buscando. A partir disso, continuar o desenvolvimento será muito mais facilitado e logo você terá sua carta de apresentação para primeiro emprego quase pronta.

Após fechar esses pontos, é hora de se despedir e finalizar a carta. Elucide que está disponível para entrevistas e que aguarda uma resposta, encerre com um “Atenciosamente” e, por fim, assine seu nome. Pronto! Você ainda pode acrescentar um pequeno “P.S.”, se achar estritamente necessário, mas se não tiver mais nada para falar, a sua carta de apresentação para primeiro emprego já estará pronta.

O que mais destacar?

Se ater ao fato de que a falta de experiência profissional pode acabar te desqualificando em um processo seletivo é um erro, já que é importante não se deixar desanimar por causa disso! Para compensar a falta de um emprego anterior, é importante saber destacar outras competências que te qualifiquem como profissional, além de também se mostrar aberto para aprendizado e estudo.

Assim, na hora de fazer a sua carta de apresentação para primeiro emprego, é importante ter em mente quais competências e habilidades você pode destacar. Lembre-se que toda experiência é válida! Cursos de línguas, experiência em empresas júnior, estágios realizados durante a graduação, intercâmbios feitos para fins de estudo e qualquer outra coisa que tenha te enriquecido como candidato são ótimas para serem acrescentadas aqui!

Outro ponto para ficar atento é o tamanho da sua carta de apresentação para primeiro emprego. Esse é um documento que precisa ser coeso e objetivo, não sendo recomendado que ele tenha mais do que uma lauda de tamanho. Textos muito grandes podem acabar se tornando maçantes e dificilmente serão lidos na integralidade pelos recrutadores, e assim, podem acabar te prejudicando mais do que beneficiando.

Tendo em mente o que destacar, mantendo uma linguagem formal e resumindo em poucos parágrafos os seus objetivos e diferenciais, temos certeza que você conseguirá escrever uma carta de apresentação para primeiro emprego que seja satisfatória, completa e conte vários pontos positivos para você nessa primeira etapa da seleção!

Agora que você já sabe o que é, para que serve o que deve ser contida na sua carta de apresentação profissional, é hora de avançarmos algumas casas e vermos como isso funciona na prática, para que escrever a sua fique mais fácil.

Modelo de carta de apresentação

Para tornar o entendimento prático, separamos um modelo de carta de apresentação para primeiro emprego pronta. Ressaltamos, novamente, que se trata apenas de um modelo, então, não se esqueça de tomá-la como base, mas ter o cuidado de personalizá-la com suas informações pessoais e deixá-la com a sua identidade profissional. Confira abaixo!

Maria da Silva

Graduada em Direito

(55) 5 5555-5555

mariadasilva@email.com

linkedin.com/in/mariadasilva

Estimada Solange,

Acompanho o Escritório Ferrari e Lima Advogados Associados há alguns anos pelas redes sociais, e sempre me identifiquei com o trabalho exercido por vocês e também com a política cultural mantida pela empresa. Sou recém formada em Direito, pela Universidade Estadual Local, e há poucos meses fui aprovada na OAB. Durante meus anos de graduação, pude estagiar junto ao MPPR, onde tive a chance de desenvolver minhas habilidades na elaboração de petições e também assisti a diversas audiências. Acredito que pela minha aptidão com trabalho em equipe e também facilidade em gerenciamento de tempo, poderia contribuir positivamente para o crescimento do escritório.

Busco pela primeira oportunidade de emprego e fiquei encantada quando entrei em contato com a vaga para advogado júnior ofertada pelo escritório! Acredito que tenho muito a acrescentar para a empresa, já que assim, poderei exercer as primeiras práticas da profissão ao lado de advogados capacitados para me ensinar.

Gostaria de uma entrevista, para que pudesse falar mais sobre como os trabalhos que desenvolvi durante meu período de estágio coincidem com as matérias tratadas pelo escritório.

Em anexo, estou enviando meu currículo. Aguardo sua resposta!

Atenciosamente,

Maria da Silva.

Conclusão

Chegando ao fim deste artigo, esperamos que tenhamos te ajudado a entender como criar uma carta de apresentação para primeiro emprego.

Não precisa se preocupar se ainda restou alguma dúvida. É só deixar sua pergunta aqui nos comentários que, assim que conseguirmos, iremos responder para continuar te ajudando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *