Como Criar um Bom Currículo Básico?

Para as primeiras etapas de um processo seletivo, é essencial caprichar no currículo para chamar a atenção dos recrutadores. E para isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário inventar muito! Um bom currículo básico pode ser um grande diferencial.

Para isso, é necessário entender um pouco mais sobre os segredos de fazer um currículo profissional que, mesmo simples, seja completo e atrativo para as empresas. E é sobre isso que viemos falar hoje! Para saber mais sobre o assunto, é só continuar lendo este artigo.

Como Criar um Bom Currículo Básico?

Como fazer currículo básico

Uma das dicas que sempre damos aqui e que continua sendo muito importante para pensarmos em como fazer um bom modelo de currículo básico, é tentar enxergar as coisas pela perspectiva do recrutador num primeiro momento. Assim, se faça a seguinte pergunta: se fosse você a pessoa que está responsável pela contratação de um profissional para preencher a vaga aberta na empresa, quais seriam as informações que você ia querer encontrar nos currículos que te enviassem?

Se guiando por essa pergunta, para saber como fazer um currículo básico, basta pensar em um documento que atenda as respostas que você busca para essa indagação. O seu currículo será o documento que se apresentará como candidato em potencial para as vagas de emprego que você tentar conseguir, e assim, as informações que deverão estar presentes são aquelas que mais contribuíram para formar o seu perfil como profissional.

Os preceitos para um bom currículo básico seguem a mesma base do que todos esses tipos de documentos profissionais, assim, a prioridade é montar um documento que contenha todas as informações que são pertinentes sobre você como candidato, e ao mesmo tempo, seja objetivo, coeso e visualmente agradável.

Fuja de criar um currículo muito extenso ou que seja confuso! Preze por uma formatação que, mesmo simples, consiga sintetizar seu resumo profissional de forma que facilite a leitura e compreensão dos recrutadores que vão se deparar com o seu currículo. Assim, é importante não se delongar muito na descrição de experiências, competências ou qualquer outra atribuição presente ali, para que o documento não se torne demasiadamente extenso.

Para fazer um modelo básico de currículo, você não precisa de programas complicados ou táticas mirabolantes. Você consegue fazer um bom currículo profissional pelas ferramentas mais básicas mesmo, como no Word ou até mesmo no Google Docs. Basta seguir as instruções que daremos no prosseguir desse post, que você vai chegar num resultado satisfatório!

Dicas para um currículo simples

A formatação é um passo fundamental para se ter um bom modelo de currículo básico. Isso porque ela é a principal responsável por ditar toda a estética do seu documento profissional, sendo algo que é importante se atentar para garantir que o seu currículo seja simples mas, ainda assim, agradável aos olhos numa primeira impressão e também fácil de se entender.

Busque se limitar a apenas uma ou duas fontes ao longo de todo o currículo, que seja de um tamanho grande o suficiente para que as informações sejam entendidas, e ainda assim, não grandes demais para ocuparem muito espaço. Também é recomendado variar um pouco o tamanho da fonte, para separar títulos de informações pertencentes ao corpo do texto.

Além dessas dicas gerais, um bom currículo básico também porta todas as informações que são necessárias de se saber sobre o profissional sem tornar esses tópicos muito densos ou desnecessariamente pessoais. É importante buscar um equilíbrio, para mencionar tudo o que você considera fundamental sem acabar deixando seu documento profissional sobrecarregado.

Objetivos profissionais

Há algumas formas de preencher o tópico de objetivos profissionais no currículo. Em alguns casos, esse campo é utilizado para fazer um pequeno resumo sobre o candidato e suas aspirações, mas já que estamos falando sobre um modelo de currículo básico, é indicado que essa seção seja simplificada para combinar com o restante do documento profissional.

Assim, é possível alocar o tópico de objetivo profissional logo no início do seu currículo, e acrescentar ali a vaga que você está pretendendo ocupar. Dessa forma, você estará ajudando o recrutador a saber como categorizar o seu documento e, logo no início dele, já deixa claro para qual atribuição está buscando se fazer requisitada.

Com isso, você pode dedicar outras seções do seu currículo básico para adentrar mais nas suas características como profissional. Tópicos muito utilizados são os de competências e habilidades, ou até mesmo de informações complementares. Eles servem para abrigar as informações que são importantes sobre você, mas que você não teve a chance de encaixar em outras seções do seu documento. 

Diferente das informações obrigatoriamente necessárias, que vamos falar mais a frente, os tópicos que mencionamos acima são opcionais, e você pode escolher se vale a pena acrescentá-los ou não ao seu currículo. É sempre importante citar as coisas que te diferenciam como profissional, então, se for o caso, não deixe de acrescentar informações que possam te destacar entre os outros candidatos!

Layout ideal

Para um currículo ser agradável aos olhos, é necessário que ele tenha algumas divisões, para que visualmente o documento também se torne agradável. Assim, separe as primeiras linhas para sintetizar as informações básicas sobre você, sendo estes os itens que servem para a sua identificação.

Em seguida, é necessário que as próximas informações que serão inseridas no currículo sejam alocadas em diferentes seções, para que seja mais fácil para o recrutador identificar cada uma delas. Por estarmos falando de um modelo de currículo básico, isso pode ser feito apenas com o espaçamento de pular algumas linhas, usando algum artifício para separar o título do corpo do tópico.

Não esqueça de resgatar as dicas que demos no início desse artigo, uniformizando as fontes e também o tamanho das letras. Também é importante respeitar margens e manter um único estilo de layout durante todo o currículo, para torná-lo um documento conciso e sóbrio. 

Informações necessárias no currículo

Um currículo básico precisa conter algumas informações que são primordiais de se fazerem presentes em qualquer documento. Os seus dados pessoais, por exemplo! Inicie o currículo mencionando seu nome, sua idade, seu endereço e um telefone para contato. Outras informações também podem se fazer presentes, como seu perfil do LinkedIn ou seu Instagram profissional.

Em seguida, acrescente sua experiência profissional, mencionando a empresa onde você trabalhou, o período em que atuou nela e um breve resumo das atribuições que você exerceu enquanto esteve lá. Coloque sempre da experiência mais recente para a mais antiga, se lembrando de não esticar-se demais na hora de resumir a descrição do seu cargo, para não sobrecarregar o currículo com muitas informações.

As informações acadêmicas também entram agora, seguindo o mesmo esquema utilizado para acrescentar a experiência profissional de colocar a mais recente primeiro e as mais antigas em seguida. Não precisa detalhar muito, no sentido de que, se você mencionar uma graduação e uma pós graduação, já é dispensável mencionar sobre ensino médio e fundamental.

Ao fim, para ter um bom modelo de currículo básico, você pode mencionar os idiomas extras que domina e também acrescentar outros tópicos, como os que mencionamos anteriormente, de informações complementares ou de outras competências. Nesses momentos, o segredo é prezar pelas coisas que possam te destacar entre todos os candidatos.

Modelo de currículo para te inspirar

Demos muitas dicas valiosas aqui que, se seguidas, vão te ajudar muito a montar um bom currículo. Mas sabemos que um exemplo prático tende a ser melhor para se basear, então, separamos um modelo de currículo básico para que você possa se inspirar na hora de criar o seu! Confira:

Maria da Silva

Brasileira, solteira, 30 anos.

Rua Fictícia, n° 231, São Paulo – SP

(55) 5 5555-5555

mariadasilva@email.com

linkedin.com/in/mariadasilva

OBJETIVO PROFISSIONAL: Advogada 

RESUMO PROFISSIONAL

Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo. Conto com 3 anos de experiência no Escritório Souza & Silva, onde pude adquirir experiência com processos trabalhistas, área na qual estou me especializando. 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Escritório Souza & Silva — Advogada.

De janeiro de 2019 a janeiro de 2022.

Atuando em litígios trabalhistas, elaborando petições, comparecendo a audiências e realizando a supervisão e resumo de processos. Obtive ganho de causa em 80% das que atuei.

Ministério Público de São Paulo — Estagiária.

De janeiro de 2017 a janeiro de 2018.

Atuando em conjunto com os assessores na redação de sentenças, busca de jurisprudências e outros movimentos processuais. 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Pós Graduação em Direito Trabalhista
    Universidade de São Paulo
    Desde janeiro de 2022. Previsão de conclusão em dezembro de 2024.
  • Graduação em Direito
    Universidade de São Paulo
    De janeiro de 2013 a dezembro de 2018

IDIOMAS

  • Inglês — fluente.
  • Espanhol — nível intermediário.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  • Trabalho voluntário junto a ONGS
    Me envolvi com o voluntariado nos primeiros anos de graduação e mantenho um trabalho frequente junto às instituições desde então, contribuindo para arrecadações e outras atividades.

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender como fazer um bom currículo básico! Seguindo esse passo a passo, temos certeza que você vai conseguir montar o seu.

Se ficou com alguma dúvida, é só deixar sua pergunta aqui nos comentários para nós! Iremos responder assim que for possível para continuar te ajudando.

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