Onde e Como Colocar Intercâmbio no Currículo?  

Se você já viajou internacionalmente para estudar e obter novas experiências, muito provavelmente você se pergunta frequentemente como colocar intercâmbio no currículo. 

Antes de mais nada, é preciso mencionar que esta é uma conquista muito importante para qualquer indivíduo, sendo de grande ajuda quando o assunto é o destaque positivo entre os demais candidatos de um processo seletivo. 

Por isso, se você ainda está se perguntando se a informação é realmente relevante, saiba que sim. O que você precisa saber é apenas como colocar isso da forma correta. Então, continue a leitura e confira isso em detalhes. 

Como colocar intercâmbio no currículo?  

Primeiramente, devemos sempre nos lembrar do propósito inicial de um currículo. Em outras palavras, a apresentação se trata de um modo de mostrar todas as habilidades e experiências positivas, o que auxilia na busca de uma oportunidade para conquistar a atenção do recrutador. 

Levando isso em consideração, é importante pensar em uma forma de como colocar o intercâmbio no currículo, fazendo com que isto se torne um grande diferencial e ponto de destaque. 

Por si só, mencionar um intercâmbio já é muito vantajoso. Mas, saber exatamente como colocar a experiência com as palavras certas permite que o candidato passe à frente. 

Nesse caso, o mais indicado é listar as vivências positivas que a experiência proporcionou de forma clara. Por exemplo, você pode definir tudo isso em um campo específico de informações adicionais, ou pode também dividir as conquistas nas experiências profissionais e nas habilidades linguísticas. 

Isso tudo dependerá do que você desenvolveu no país durante o tempo que você passou fora. O indicado é que isto não tome muito espaço em um currículo, já que existem outras informações que devem ser mencionadas. Mas, lembre-se que você pode e deve listar o que você julgar importante, especialmente se a vaga desejada pede o conhecimento em determinado idioma que você aprendeu durante sua estadia no país, por exemplo. 

Em geral, o seu objetivo profissional também definirá como você pretende destacar essa experiência. Pode ser que você esteja buscando um cargo de liderança, onde a fluência no inglês seja indispensável. Nesse caso, vale reforçar a experiência no campo de habilidades, por exemplo. 

É preciso ter em mente que citar todas as habilidades que você aprendeu durante todo o intercâmbio é impossível. Então, você também pode fazer uma lista pequena e inserir as informações mais detalhadas em uma carta de apresentação. Essa é uma forma de não tornar o seu currículo cansativo, já que o documento normalmente precisa ser entregue em uma folha. Para resumir, lembre-se que você pode adicionar esses detalhes: 

  • Nome do programa ou da escola/universidade onde está fazendo ou fez o intercâmbio; 
  • Cidade e país;
  • Datas (mês e ano);
  • Diplomas e exames (e se necessário: notas);
  • Aulas e cursos que você participou;
  • Atividades extracurriculares realizadas;
  • Outros estágios ou trabalho voluntário.

Onde colocar intercâmbio no currículo? 

Onde colocar intercâmbio no currículo? 

Assim como não existe uma fórmula perfeita para criar um bom currículo, podemos dizer que também não existe um modo certo de como colocar intercâmbio no currículo.

Isso porque você pode ter outras diversas experiências para compartilhar, o que torna o espaço para citar a conquista um pouco menor. Por outro lado, se você ainda está iniciando no mercado de trabalho e não tem muito o que colocar em determinadas sessões, a forma como você coloca o intercâmbio pode ser o responsável pelo seu destaque. 

Então, considerando isso, você pode colocar o intercâmbio no currículo de diversas formas. Entretanto, o mais indicado é que você coloque em sessões que condizem com o que foi feito em sua estadia no país. 

Por exemplo, você pode colocar a experiência na sessão de informações adicionais, na sessão de experiências profissionais ou na sessão de habilidades. Levando isso em consideração, você pode ainda escolher detalhar algumas das suas vivências em determinado local, ou simplesmente optar por passar a informação de forma rápida. 

Desde que o conteúdo ali descrito esteja combinando com o restante do que você inseriu na sessão, muito provavelmente você terá feito uma escolha assertiva. 

Qual a importância do intercâmbio no currículo? 

Qual a importância do intercâmbio no currículo? 

Ter um intercâmbio no currículo faz toda a diferença na maioria dos casos. Isso porque qualquer recrutador vê a experiência como algo positivo, já que demonstra toda a sua curiosidade, criatividade, perseverança, dedicação, entre outros pontos de destaque em uma personalidade. 

Além disso, sabemos que a maioria das pessoas que fazem intercâmbio retornam com o domínio do idioma a qual foi exposto. Nesse caso, você poderá acrescentar isso em seu currículo, já que muitas empresas têm como requisito diferencial o conhecimento em uma segunda língua. 

Também devemos citar que as experiências profissionais obtidas em outro país trazem muita vantagem para o indivíduo. Até porque muitas culturas têm outra ótica sob determinada área, o que nos faz adquirir conhecimentos variados que nos torna profissionais mais completos. 

Essa também é uma forma de trazer inovação para a equipe. Afinal, a técnica que não existe no Brasil pode facilmente existir nos Estados Unidos, por exemplo. De qualquer forma, além do intercâmbio auxiliar a demonstrar as suas qualidades pessoais, muito provavelmente você poderá estar à frente de muitos candidatos, especialmente se você foi para estudar algo relacionado a sua área de atuação. 

Sabemos que muitos países são referências mundiais em determinadas áreas de conhecimento, como é o caso dos Estados Unidos que domina o setor de Marketing. Por fim, mas não menos importante, colocar um intercâmbio no currículo também demonstra habilidades quando o assunto é a improvisação e as decisões rápidas. Isso porque sabemos que a mudança pode ser difícil no início, o que faz com que o indivíduo passe por determinadas situações de estresse que necessitam de resiliência para serem superadas. 

Nesse caso, isso pode ser citado nas entrevistas como obstáculos que foram solucionados com sucesso. Todas essas são razões específicas que podem demonstrar a importância de ter um intercâmbio no currículo. Poucas pessoas buscam oportunidades para viver a experiência que, por sua vez, pode ser única e muito valiosa. 

Exemplos de como colocar intercâmbio no currículo

A princípio, ainda não existe uma única forma padrão de acrescentar o intercâmbio no currículo. Como mencionamos anteriormente, tudo dependerá do que você almeja como profissional, já que o seu objetivo é quem direciona a criação do documento. 

Com base nisso, o mais indicado é que você inicie citando em um documento os principais marcos da sua trajetória no exterior. Lembre-se que isso é muito importante para que você não esqueça nenhum detalhe, especialmente se a sua estadia foi longa, como nos intercâmbios de 6 ou 12 meses, por exemplo. 

Após isso, você terá mais clareza do que realmente pode ser relevante para a sua jornada profissional no seu país de origem. Enfim, conheça agora alguns modelos que podem te inspirar a como colocar no currículo o intercâmbio. 

  • Exemplo de intercâmbio no currículo com poucas informações: 

Estudei inglês no Canadá por 12 meses em 2015, trabalhando voluntariamente em abrigos escolares, onde aprendi técnicas de gestão pública;

Morei na Austrália durante 18 meses em 2018, onde pude ter experiências profissionais variadas no setor financeiro da empresa X, responsável pela minha estadia no país. 

  • Exemplo de intercâmbio detalhado: 

Fiz intercâmbio na Irlanda, em Dublin. Com isso, tive experiências variadas, como: 

  • Curso de inglês na escola X, durante 6 meses; 
  • Programa de trainee na empresa X, durante 12 meses; 
  • Período de estadia entre fevereiro de 2017 a dezembro de 2018. 
  • Exemplo de intercâmbio no currículo na seção de habilidades: 

Conhecimentos: 

  • Pacote Office avançado – certificado pela escola X; 
  • Design gráfico avançado – certificado pela escola X;
  • Inglês fluente – Intercâmbio na Inglaterra entre 2017 e 2018.
  • Exemplo de intercâmbio no currículo na seção de informações adicionais: 

Outras informações: 

  • Certificado pelo Google em conhecimentos de tráfego pago – 2019; 
  • Intercâmbio cultural de 12 meses no Canadá; 
  • Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais. 
  • Exemplo de como colocar intercâmbio no currículo de pessoas com poucas experiências: 

Intercâmbio feito na Austrália (janeiro de 2016 – fevereiro de 2017) 

Curso de Administração com foco em Marketing e Comunicação externa 

  • Estudei conceitos avançados que envolvem pesquisa de mercado e soluções tecnológicas;
  • Auxiliei o professor na elaboração de atividades práticas para todos os alunos da turma; 
  • Participei do clube de leitura dos livros clássicos de marketing; 
  • Consegui a maior nota da turma na prova final de conclusão;
  • Consegui uma carta de recomendação do reitor da escola, onde é possível notar a minha dedicação durante o período; 
  • Trabalho voluntário na empresa X para aprendizado prático das questões discutidas em sala. 

Conclusão

Agora que você já finalizou a leitura deste artigo, muito provavelmente você saberá exatamente como colocar o intercâmbio no currículo. 

Apenas para reforçar, é muito importante se lembrar de mencionar as informações de modo a garantir que estas sejam um ponto de destaque. Nesse caso, é preciso lembrar de citar experiências profissionais e estudantis que foram adquiridas durante a jornada. 

Você ainda tem dúvidas sobre o tema? Se sim, deixe sua questão nos comentários que iremos responder o mais breve possível! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *