O Que Falar Sobre Mim em uma Entrevista de Emprego?

Algumas perguntas são clássicas durante um processo seletivo, sendo importante estarmos preparados para elas. Se você ainda não sabe o que falar em uma entrevista de emprego “sobre mim”, está na hora de mudar isso, para que você tenha a resposta na ponta da língua para a próxima vez que encarar essa indagação!

Nesse artigo, separamos algumas dicas práticas de como se preparar para falar sobre si mesmo nessas entrevistas, para que assim, você possa dar uma resposta satisfatória e que te destaque entre os concorrentes. Quer saber mais sobre esse assunto tão importante? Então, é só continuar lendo!

O Que Falar Sobre mim em uma Entrevista de Emprego?

Como falar de você em uma entrevista?

Uma das primeiras coisas para se manter em mente nesses casos é saber que o recrutador já leu o seu currículo, então, ele já conhece as informações técnicas sobre você como candidato. Dessa forma, ao fazer uma pergunta como “me fale um pouco sobre você”, na maioria dos casos, o que ele quer avaliar na verdade, é a sua capacidade de elaborar uma resposta rápida, dinâmica e coesa.

Por isso, na hora de pensar o que falar em uma entrevista de emprego sobre mim, é importante que você já saiba quais características quer ressaltar. Nesse momento, uma boa dica é elucidar aquilo que mais te destaca como candidato para a vaga em específico e quais os valores que você, como colaborador, pode agregar para aquela empresa.

Apostar em destacar experiências que tenham sido benéficas e te ajudado a aprender mais sobre a área de atuação pode ser uma boa escolha. Normalmente, os candidatos que demonstram ter mais domínio sobre o assunto acabam tendo mais facilidade em esboçar isso na entrevista também, o que pode agradar os recrutadores.

Porém, se você está se perguntando o que falar em uma entrevista de primeiro emprego ou o que falar em uma entrevista de emprego de jovem aprendiz, onde você não conta com experiência prévia, não se preocupe! Opte por destacar competências ou momentos acadêmicos que agreguem valor a você como candidato, já que estes também são pontos que se adequam perfeitamente para uma resposta satisfatória.

Quais as características para uma boa resposta?

Uma boa resposta deve ser, primeiramente, bem estruturada. É importante que quando você for pensar o que falar em uma entrevista de emprego sobre mim, você leve em consideração que o recrutador não está perguntando a história de toda a sua vida. Se delongar muito pode fazer sua réplica ficar maçante e cansativa, e assim, fará com que o interlocutor perca o interesse de te escutar.

Essa é possivelmente uma pergunta que vai se fazer presente na maioria das suas entrevistas, então, é o tipo de questionamento que você pode treinar a resposta. Tente fazer uma fórmula que contenha uma experiência valiosa, um momento da sua jornada acadêmica relevante, habilidades que combinam com a vaga e finalize mencionando seus objetivos profissionais, que poderão agregar para a rotina da empresa.

Assim, você terá uma resposta completa e muito satisfatória, e ao mesmo tempo, será direta e coesa. Além de ressaltar pontos importantes de você como profissional, também servirá para demonstrar que você é uma pessoa que sabe ter raciocínio rápido e elaborar respostas satisfatórias, o que poderá acrescentar pontos importantes para seu perfil profissional aos olhos do recrutador.

Como montar respostas prontas?

Para ter uma resposta pronta satisfatória, é necessário que haja uma preparação prévia para cada entrevista. Diferentes vagas e diferentes empresas requerem e prezam por diferentes pontos de um profissional, habilidades e experiências, e dessa forma, você pode selecionar quais são as coisas mais valiosas sobre si para ressaltar em cada um de seus processos seletivos.

Se você está se perguntando o que falar em uma entrevista de emprego sobre qualidades e defeitos, já que também é comum dos recrutadores abordarem esse tópico, uma técnica infalível é listar, sim, um dos seus defeitos como profissional, mas logo em seguida, acrescentar uma qualidade que o compense ou, melhor ainda, dizer o que você faz para contornar esse problema em sua rotina!

Os recrutadores sabem que não existem profissionais perfeitos, mas ainda assim, é muito mais satisfatório quando eles se deparam com candidatos que têm noção de seus pontos fracos, e demonstram, ainda por cima, que sabem qual é um método eficiente para não deixar que eles atrapalhem sua rotina corporativa!

O que não deve esquecer de falar?

Como já dito anteriormente, a melhor forma de decidir o que falar em uma entrevista de emprego sobre mim é fazendo uma preparação prévia para cada entrevista. Dessa forma, você poderá identificar quais pontos do seu perfil profissional mais se encaixam para aquela vaga, assim como quais experiências contarão mais pontos para você e quais itens da sua jornada acadêmica te ajudarão a conseguir a vaga. 

Se você tem diferenciais importantes para destacar, como, por exemplo, o auxílio em um projeto voluntário que te fez crescer como profissional, ou talvez um intercâmbio que agregou muito para você como pessoa, esse é o momento perfeito para dar um destaque para esses momentos!

Além disso, busque sempre manter uma linha de raciocínio coesa e que fale exclusivamente sobre você. É comum, ao contar sobre uma experiência passada de emprego, que as pessoas acabem se dispersando e, às vezes, cometam o erro de falar mais sobre a empresa antiga do que sobre eles mesmos. Esse é um erro a se manter no radar, pois pode comprometer toda a sua resposta!

No fim das contas, é sempre bom pensar a fundo sobre essa pergunta antes de ir para a sua entrevista de emprego. Falar sobre nós não é difícil, afinal, ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos! Assim, é só você aprender a destacar os pontos certos sobre seu perfil pessoal e profissional, e temos certeza que você vai se sair bem na sua entrevista!

Conclusão

Chegando ao fim deste artigo, esperamos que a gente tenha te ajudado a saber o que falar em uma entrevista de emprego quando te pediram para falar mais sobre você. Mantendo uma linha de raciocínio clara e ressaltando qualidades que te destaquem como profissional, você com certeza vai ser um forte candidato para a vaga!

Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos! Mesmo depois de toda essa explicação, você ainda ficou com dúvidas? Não se preocupe! É só deixar um comentário aqui embaixo com a sua pergunta, que nós ficaremos felizes de te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *