Na atualidade, as redes sociais estão cada vez mais em alta. Dessa forma, não é surpresa que elas começaram a desempenhar um peso importante também no mundo profissional. Em meio a isso, você já deve ter se perguntado o que é o LinkedIn no currículo, não é mesmo?
Cada vez mais popular entre as empresas, o LinkedIn pode se tornar um ótimo diferencial para você como candidato. Quer entender mais como essa rede social funciona e qual é o papel dela no seu currículo? É só continuar lendo esse artigo, que vamos te explicar todos os detalhes sobre essa moda que veio para ficar!
O que significa colocar perfil do Linkedin no currículo profissional?
O currículo profissional é o documento que vai te apresentar como um candidato em potencial para uma determinada vaga de emprego. Assim, é importante mantê-lo sempre atualizado, contendo os dados que se fazem essenciais para os recrutadores terem uma boa ideia de que tipo de funcionário você pode vir a ser. Uma das informações que se torna cada vez mais relevante, é o seu perfil do LinkedIn.
Essa rede social, que tem como principal foco facilitar as relações profissionais entre funcionários e empresas, ganhou uma grande popularidade nos últimos anos. Popularidade esta que só vem aumentando e a tendência é ficar ainda maior, considerando que vivemos na idade da tecnologia.
Quando é falado sobre colocar o perfil do LinkedIn no currículo, iniciativa que se torna cada vez mais comum de ser requisito para as vagas de emprego, trata-se justamente disso: indicar neste documento profissional como o recrutador pode te encontrar por essa rede social!
Essa é uma ótima forma do responsável pela contratação conhecer mais a fundo os perfis dos profissionais que estão chegando para eles. Enquanto o currículo profissional e até mesmo a carta de apresentação precisam ser documentos que vão mais direto ao ponto e, assim, acabam limitando um pouco a comunicação, o LinkedIn abre um leque de possibilidades infinitas para que o recrutador possa conhecer seus candidatos.
Atualmente, já é recomendado colocar seu perfil do LinkedIn no currículo mesmo se essa não for uma exigência para a vaga em si. Da mesma forma que é preciso aprender como colocar link de redes sociais úteis no currículo, a regra também vale para o LinkedIn que, diferente das demais, sempre é uma boa adição a sua apresentação ao recrutador, independente de que área você atue!
O que é o Linkedin?
Criado em meados de 2003, atualmente o LinkedIn é a maior rede social voltada para o mundo profissional que existe. Assim como outros sites que se configuram como redes sociais, tais como o Instagram ou o Facebook, por exemplo, o objetivo principal do LinkedIn é um: facilitar a conexão e a comunicação entre pessoas. Diferente de outras redes sociais convencionais, porém, seu foco é atuar na vida profissional das pessoas, ao invés de suas vidas pessoais.
Existem grandes dúvidas sobre o que é o LinkedIn e como ele funciona, mas entender que ele é uma rede social voltado para conexões profissionais já facilita muito a compreensão acerca dessa plataforma.
Enquanto suas outras redes sociais você vai preencher com conteúdos direcionados aos seus amigos, sobre sua vida pessoal e social, no LinkedIn, sua produção de conteúdo será voltada para o público corporativo, preenchendo-o com conteúdos de você como profissional.
Mesmo tendo diversas finalidades, atualmente, o LinkedIn é um dos sites mais utilizados para anunciar e conseguir oportunidades de emprego. Por ser uma plataforma ativa e que conta já com o perfil de diversas empresas, e principalmente, por ter um grande enfoque nisso, a divulgação de vagas é muito mais facilitada por meio do site.
Quanto a sua acessibilidade, o layout se assemelha muito ao Facebook. O primeiro passo para começar a utilizar a rede social é criar seu perfil, que vai ter um destaque especial para suas conquistas acadêmicas e, principalmente, profissionais. Assim, você vai poder se apresentar como profissional para as pessoas que te encontrarem ali, inclusive para as empresas das suas áreas de interesse.
Ao invés de amigos, o LinkedIn funciona a base de “conexões”, que são feitas após você completar seu perfil na rede. Quanto mais conexões, mais pessoas você alcançará e, simultaneamente, maior se tornará na rede social. O ideal é buscar conexões que sejam do mesmo ramo que você, para que, dessa forma, sua rede de contatos possa ser interessante profissionalmente.
Como colocar o perfil do Linkedin no currículo?
Para colocar o LinkedIn no currículo, não é necessário nada muito mirabolante. Na verdade, quanto mais simples melhor! A forma como você vai inserir o perfil profissional depende muito também de qual é a formatação do seu currículo, sendo importante encaixá-lo de uma forma que combine com todo o design e formatação do documento.
Muitas pessoas procuram o símbolo do LinkedIn para currículo, sendo uma forma criativa de acrescentá-lo ao documento. Mas não precisa necessariamente ser assim, já que também é completamente aceitável você acrescentar simplesmente o link que levará ao seu perfil, podendo acrescentá-lo, por exemplo, juntamente aos seus dados de apresentação.
Se você quer ser mais criativo, uma maneira alternativa de colocar o LinkedIn no seu currículo é gerar um QR Code, que, quando escaneado, leva diretamente para o seu perfil na rede social! Pode até parecer algo muito mirabolante, mas na verdade, existem diversos sites que produzem QR Codes gratuitamente, sendo um processo muito mais fácil do que pode parecer à primeira vista.
Independente da forma que você escolher colocar o seu perfil no LinkedIn no currículo, o mais importante é que isso seja feito de uma maneira que fique claro se tratar do seu perfil nessa rede social, e também que seja fácil para o recrutador acessá-lo. Da mesma forma, é fundamental checar se o link está certo, e assim, direcionando que o acessa diretamente para o seu perfil no site.
O perfil do LinkedIn pode ser um grande aliado para te ajudar a se destacar como profissional. Assim, mesmo se você não estiver acostumado a colocá-lo no currículo, tende incluí-lo para ver como são os resultados! Com certeza vai ser ótimo para ampliar a sua rede de contatos e pode fazer toda a diferença na hora de conseguir uma oportunidade de emprego.
Para que serve o Linkedin?
Após entender o que é o LinkedIn e como ele funciona, uma pergunta que pode aparecer é: “como isso me ajuda na prática?”. É uma indagação interessante de se fazer, afinal, é importante entender como esse site pode acabar agregando valor a você como profissional. E, sim, ele é muito capaz de te beneficiar dessa forma!
Isso porque, como já falamos anteriormente, os “amigos” do LinkedIn são feitos por meio de conexões, e esse termo já é ótimo para ter uma ideia da forma que a rede social pode te impulsionar profissionalmente. Afinal, quanto mais conexões você fizer com pessoas e empresas da sua área de atuação, maior será o seu network.
O network, por sua vez, é uma das coisas mais importantes da vida corporativa moderna. É por meio dele que você pode estabelecer contatos valiosos para sua rotina como profissional, e assim, ter uma troca muito positiva, onde tanto você quanto os integrantes da sua rede de contatos vão se beneficiar. E quer uma maneira mais fácil de fazer networking do que em um site que é voltado especificamente para isso, como o LinkedIn?!
Não apenas isso, como pela plataforma você também pode entrar em contato com muitas outras empresas e ter acesso a diversas oportunidades que surgem por meio da plataforma. Por ter esse foco tão especial na vida profissional e corporativa, há diversas vagas de emprego que são anunciadas com exclusividade ou, ao menos, com preferência por lá.
Por meio do LinkedIn, você também pode construir seu perfil profissional completo, sem precisar se sentir coibido de estar adicionando informação demais ou qualquer coisa parecida, já que esta é uma rede social voltada especificamente para isso!
Da mesma forma, o site te permite conhecer mais sobre as empresas e sobre as oportunidades que você pode ter interesse. Assim, sabe aquela pesquisa que sempre é boa de ser realizada quando você se candidata para uma vaga? Para demonstrar que sabe mais sobre a corporação e sobre o cargo almejado? O local perfeito para realizá-la é buscando pelo LinkedIn da empresa!
Assim, perguntar para que serve o LinkedIn é uma indagação que tem uma infinidade enorme de respostas, e a tendência é apenas aumentar, já que, assim como toda tecnologia, o site está sempre se reinventando e se tornando cada vez mais popular entre o mundo corporativo.
Conclusão
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender o que é o LinkedIn no currículo e como ele pode funcionar para beneficiar o seu perfil profissional como candidato! Se torna cada vez mais importante entender mais sobre essa rede social, que aos poucos se consagra como uma das plataformas mais importantes do mundo corporativo.
Estamos sempre buscando trazer conteúdos de qualidade, que te ajudem com as atualidades sobre a vida profissional. Se ainda ficou com alguma dúvida sobre esse tema, deixe um comentário aqui embaixo pra gente! Vamos ficar felizes em te ajudar.
A Redação Curriculum Profissional é formada por profissionais especialistas em carreira e demais temas relacionados ao universo empresarial que encantam os nossos leitores.