O Que é Apresentação Pessoal?

Existem diversas fases que fazem parte de um processo seletivo, e saber dominá-las pode ser um grande diferencial para você conseguir a oportunidade de emprego almejada. Se você ainda não sabe o que é a apresentação pessoal, é importante se informar sobre esse assunto, que pode ser uma das etapas mais importantes de uma entrevista de emprego!

Para te auxiliar com isso, preparamos esse artigo, onde vamos explicar porque é importante ter uma boa apresentação pessoal e dar várias dicas de como aprimorar a sua. Para saber mais, é só continuar lendo!

O Que é Apresentação Pessoal?

O que falar em uma apresentação pessoal em uma vaga de emprego?

Existem várias formas de fazer a sua apresentação pessoal. Dependendo da empresa e do processo seletivo que está sendo feito, eles podem requerer essa etapa do processo no currículo, onde você vai realizar a sua por escrito, ou até mesmo deixarem para fazê-la em forma de uma pergunta na entrevista, onde você vai precisar realizar a sua apresentação direta e pessoalmente para o recrutador.

De qualquer forma que isso aconteça, é necessário entender por que é importante ter uma boa apresentação pessoal, para que você possa caprichar na sua e tirar de letra essa fase da seleção para uma vaga, fazendo com que sejam contados vários pontos positivos para você como candidato.

Assim, se ainda está em dúvida sobre o que falar em sua apresentação pessoal, é sempre bom organizar-se antes para isso. É nessa fase que você vai poder fazer um marketing de você próprio, digamos assim, e dessa forma, é importante ressaltar suas principais habilidades e os seus diferenciais como profissional.

Se você tem experiências importantes que te destaquem na área, também é nessa etapa onde você pode destacá-las, falando sobre as empresas que você já passou, como elas agregaram para você como profissional e também sobre como você contribuiu para essas corporações.

No fim das contas, a apresentação pessoal, como o nome já diz, é algo que deve ser feito especificamente pensando em seu perfil como profissional, para que, assim, você consiga ressaltar suas principais qualidades e objetivos para cada vaga que você se candidatar.

Por que é importante ter uma boa apresentação pessoal?

Se você ainda não sabe por que é importante ter uma boa apresentação pessoal, é só pensar nessa situação pelos olhos do recrutador. É nessa hora que ele vai avaliar não apenas suas competências e habilidades como candidato, mas também a sua desenvoltura ao falar de si mesmo.

Saber se apresentar pessoal e profissionalmente exerce um grande diferencial nos processos seletivos, pois é um momento chave para que você possa demonstrar sua autoconfiança e determinação, o que pode te destacar por entre os outros candidatos.

Dessa forma, a apresentação pessoal pode exercer um papel primordial ao longo da seletiva para uma oportunidade de emprego, sendo uma peça chave a ser dominada para que conte pontos positivos para você!

O que escrever em uma apresentação pessoal

Se você ainda não sabe o que escrever em uma apresentação pessoal, é importante fazer uma pequena recapitulação do seu próprio perfil como candidato. Dessa forma, você saberá quais os pontos que quer destacar, e tendo isso mais esclarecido, ficará mais fácil para montar uma boa apresentação pessoal.

Se você está fazendo uma apresentação pessoal por escrito, uma das coisas importantes é acertar o tom das suas palavras. Não é recomendado usar uma linguagem excessivamente rebuscada e tão pouco um vocabulário muito impessoal, sendo importante encontrar um ponto de equilíbrio entre esses dois extremos.

Dessa forma, você conseguirá se apresentar como um candidato a vaga em potencial para o recrutador. Ao conseguir demonstrar seus diferenciais como profissional por meio da apresentação pessoal, você não estará mostrando apenas que carrega experiências pertinentes para a oportunidade, como também que sabe se comunicar de forma satisfatória.

Ressalte tanto habilidades e competências que podem ser importantes para a vaga que você pretende, e, da mesma forma, vale a pena colocar em evidência experiências profissionais ou acadêmicas que desempenhem um bom diferencial para a oportunidade. Tudo isso, combinado com uma maneira sagaz de se comunicar, vai fazer sua apresentação pessoal te destacar como um possível candidato.

Como escrever uma breve apresentação pessoal?

Se você quer saber o que colocar em apresentação pessoal no currículo, por exemplo, que geralmente é uma ocasião onde esse tópico precisa ser mais breve e não tão detalhado, é importante lembrar-se de manter a escrita direta e coesa, não delongando-se muito em um texto longo.

Isso porque é preciso ter em mente que, ao ler sua apresentação pessoal, o recrutador não estará apenas atento ao seu conteúdo, mas também à forma que você está comunicando-o, sendo já uma outra qualidade ser capaz de falar de forma enxuta e envolvente.

Por isso, depois de escolher os pontos em si mesmo que quer destacar na sua apresentação pessoal, tente escrever sobre eles de maneira perspicaz, não ultrapassando mais do que três parágrafos. Quando há necessidade da apresentação pessoal ser breve, é necessário saber fazer o conteúdo encaixar-se na limitação de tamanho e ainda assim ser atrativo aos olhos.

Separar o primeiro parágrafo para uma breve síntese de você como profissional e sua área de especialização, o segundo para elencar suas principais habilidades, competências e experiências de destaque, e o terceiro parágrafo para falar sobre seu objetivo profissional, é uma ótima forma de otimizar o seu texto de apresentação pessoal!

Com esse tipo de organização, você falará tudo o que tem para falar, poderá chamar a atenção do recrutador e, ainda, não deixará sua apresentação pessoal extensa e cansativa, o que, quando acontece, pode acabar causando o efeito reverso e causando uma má impressão no responsável pelo processo seletivo.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo! Esperamos que com essa explicação nós tenhamos te ajudado a entender o que é a apresentação pessoal, que serve para que você possa se apresentar como candidato para os recrutadores nos processos seletivos, podendo ser uma peça chave para você se destacar!

Ficou com alguma dúvida? Deixa ela aqui embaixo pra gente nos comentários! Estamos sempre buscando trazer conteúdos de qualidade sobre o mundo profissional e corporativo, e ficaremos felizes em te auxiliar com qualquer pergunta que você possa ter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *