O currículo é uma das partes mais importantes de todo um processo seletivo, por ser o primeiro contato que o recrutador terá com você como candidato. Se você ainda não tem experiência, saber o que colocar no currículo para primeiro emprego vai te ajudar muito a montar o seu!
Para te auxiliar com isso, hoje trouxemos esse artigo, onde vamos explicar mais sobre como contornar o problema da falta de experiência e utilizar outras qualidades e qualificações para o seu currículo profissional. Quer saber mais? É só continuar lendo!
Como fazer um currículo para o primeiro emprego?
Antes de qualquer coisa, é importante entender qual é a importância do currículo para primeiro emprego. Essa é a sua chance de conseguir uma boa oportunidade para iniciar sua jornada no mercado e conquistar a tão sonhada independência financeira, então, vale a pena separar um tempo para aprender como fazer um currículo para primeiro emprego, já que ele vai ser um fator determinante para que você avance para as próximas fases do processo seletivo.
Inicie com o básico: informe seu nome completo, sua idade, seu estado civil, seu endereço, suas formas de contato (como celular e e-mail) e, se for pertinente para a vaga, o seu endereço das redes sociais. Nessa parte, não tem erro! O currículo para primeiro emprego começa da mesma forma que qualquer currículo, sendo essas informações pessoais fundamentais de estarem bem organizadas no início do documento.
Em seguida, separe um tópico para a sua formação acadêmica e atividades extracurriculares. Por tratar-se de um modelo de currículo de primeiro emprego, já é esperado que você não tenha experiências profissionais prévias, mas mencionar sobre sua graduação ou de algum projeto extracurricular que você tenha participado pode somar pontos importantes para seu perfil profissional! Assim, o que achar pertinente de mencionar, não deixe de fora.
Se você tiver experiência com trabalhos voluntários, também é uma boa aposta do que colocar para incrementar o currículo. Tanto para esse passo quanto para o da sua formação acadêmica, informe o nome do local que você atuou, quando entrou e quando concluiu, em ordem cronológica inversa, destacando primeiro o mais recente e indo para o mais antigo.
O que não pode faltar?
É de suma importância separar um tópico para suas qualificações profissionais. Calma! Sabemos que é um currículo para primeiro emprego e, por isso, você não conta com experiências prévias. Mas as qualificações profissionais são diferentes de experiências profissionais, e isso é importante destacar!
Exemplos de qualificações profissionais para currículos de primeiro emprego podem ser a sua afinidade com redes sociais, sua facilidade com trabalhos em equipe, seu domínio sobre ferramentas como o Pacote Office ou Pacote Adobe, um senso de organização apurado, uma facilidade em gerenciamento de tempo; enfim! São diversas opções.
É importante você encontrar aqueles que são mais pertinentes para a vaga, e assim, escolher estes para acrescentar ao seu currículo. Mesmo já sendo algo muito propagado, vale a pena lembrar que mentir, nesses casos, não compensa de forma alguma! Seja fiel às suas características e a carga de habilidades que você realmente tem, pois assim, você conseguirá destacar os pontos do seu perfil profissional que te destacam como candidato!
Quais os principais pontos para destacar?
Um dos pontos que vem sendo cada vez mais valorizados no mercado e é fundamental de se fazer presente no currículo para primeiro emprego é o seu objetivo profissional. Esse acaba sendo um tópico chave para a seleção dos candidatos mais interessados para a vaga, pois é sua chance de falar diretamente com o recrutador e demonstrar quais são suas inclinações.
Existem muitos modelos de currículo para primeiro emprego que te oferecem exemplos prontos de objetivo profissional, mas nós não recomendamos que você simplesmente copie e cole esse tipo de coisa no seu documento. Isso porque esses exemplos acabam sendo tremendamente genéricos, e assim, você perde a chance de se comunicar de forma pessoal com o responsável pela vaga.
É claro que você pode basear-se em modelos, mas o mais recomendável é que você sempre os utilize apenas como uma base e os customize de acordo com seus reais objetivos. Fale diretamente sobre a vaga que você pretende, descrevendo como planeja desempenhar seu papel nela e o que espera acrescentar para a empresa por intermédio dessa oportunidade.
Como listar suas qualidades?
Há a opção de você separar um tópico no seu currículo para primeiro emprego especialmente voltado para listar as suas habilidades e competências. Contanto que ele mantenha a uniformidade e se encaixe na estética do seu documento, não há problema algum em deixar um espaço voltado especialmente para isso.
Como já falamos anteriormente, a melhor forma de conduzir o acréscimo de informações ao seu currículo profissional é dar preferência para aquelas que, ao mesmo tempo que são fiéis ao seu perfil como candidato, também conversam de forma harmoniosa com a vaga e combinam com a oportunidade para a qual você está está se candidatando.
Existem também alguns extras que podem adentrar nesse tópico do currículo para primeiro emprego, como apontar se você tem disponibilidade para viagens ou mudanças, ou até mencionar se você tem facilidade tanto para trabalhos presenciais quanto para home office.
Tudo o que for pertinente para a oportunidade vale a pena ser mencionado, prezando, é claro, por não sobrecarregar o seu currículo e acabar colocando informação demais. Isso pode causar o efeito contrário e, ao invés de contar pontos positivos para você, acabar afastando o interesse do recrutador. Assim, a coesão das informações é sempre algo para se manter no radar.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo! Esperamos que esse post tenha conseguido te ajudar a entender o que colocar no seu currículo para primeiro emprego. Com essas dicas, temos certeza que você vai conseguir montar o seu!
Compartilhe esse conteúdo com aquele amigo que também está adentrando o mercado de trabalho agora! Ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo sua pergunta para nós, que vamos responder assim que tivermos a chance!
A Redação Curriculum Profissional é formada por profissionais especialistas em carreira e demais temas relacionados ao universo empresarial que encantam os nossos leitores.