Quer aprimorar o seu currículo mas ainda não sabe o que colocar nas informações complementares dele? Não precisa mais se preocupar! Nesse post, separamos algumas dicas e exemplos de itens que podem ser usados para preencher essa seção do seu documento profissional. Confira!
Habilidades técnicas que podem te destacar
Antes de começarmos a falar sobre os itens que podem ser usados para preencher esse campo em si, é preciso entender o que pode ser colocado nele. Quando estamos montando nosso currículo, separamos uma seção para cada um dos tópicos que queremos acrescentar ao nosso resumo profissional: dados pessoais, experiência profissional, formação acadêmica, etc.
Porém, existem algumas informações que acabam não se encaixando nesses tópicos mais gerais, e então, acaba surgindo a dúvida: onde eu posso colocar esses itens? Pois bem, é exatamente esse tipo de informação que nós vamos colocar nas informações complementares para currículo! Tudo o que você considere importante para o cargo almejado mas não se encaixe em outros tópicos, você pode colar nesse.
Um exemplo clássico de coisas que normalmente acabam sendo alocados nas informações complementares no currículo são as habilidades técnicas que você pode ter adquirido ao longo de sua vida. Muitas delas são requisitos básicos para algumas vagas, e assim, é importante mencioná-las para que o recrutador já tenha essa informação logo de cara, e assim, elas possam contar pontos positivos para você nessa primeira fase do processo seletivo!
O mais recomendado é que você separe os conhecimentos técnicos que tem que mais se encaixem com a oportunidade profissional para a qual você está se candidatando. Por exemplo, se você está almejando uma vaga de assistente de designer, é interessante mencionar que você possui experiência com o Pacote Adobe. Essa mesma informação, porém, já não seria tão necessária se você estiver se candidatando para uma vaga onde não precisará usar os programas do pacote.
Dessa forma, é importante saber identificar o que cada vaga diferente pede, para que você possa manter seu currículo atualizado e personalizá-lo para que ele seja perfeito para a oportunidade que você está almejando! Abaixo, separamos algumas habilidades técnicas que podem ser acrescentadas nas informações complementares do seu currículo:
- Domínio sobre o Pacote Office
- Experiência com o Pacote Adobe
- Facilidade no manuseio do Excel
- Aptidão na criação de cronogramas
- Experiência na escrita de roteiros
Características interpessoais também contam
A maioria das pessoas comete o erro de negligenciar os pontos positivos sobre si mesmas que não se encaixam em conhecimentos técnicos ou estritamente profissionais. Saiba que existem diversas habilidades interpessoais que também são admiradas no mundo corporativo, já que são capazes de tornar um profissional ainda mais capacitado para as mais diversas atribuições!
Principalmente se você está montando um currículo para jovem aprendiz ou um currículo para primeiro emprego, e assim, ainda não conta com experiências profissionais prévias. Nesses momentos, ressaltar as características interpessoais que enxerga em si mesmo como profissional pode fazer toda a diferença para que você consiga se igualar aos candidatos que já tiveram outros empregos!
Até porque, experiências profissionais todo mundo vai conseguir algum dia. Por outro lado, existem algumas habilidades pessoais, algumas propensões e aptidões da pessoa em si, que são muito mais complicadas de serem desenvolvidas. Assim, os profissionais que contam com essas características devem colocá-las em pontos de destaque, para demonstrar para o recrutador que você é ciente do seu perfil como profissional e também preza pelo desenvolvimento pessoal no ambiente de trabalho.
Aqui, o melhor a se fazer é se manter fiel ao seu perfil profissional. Como já é de conhecimento geral, mentir no currículo é uma enrascada da qual devemos fugir a todo custo, e o mesmo vale na hora de pensar o que colocar em informações complementares em nosso documento profissional. Se você for acrescentar suas características e habilidades interpessoais, se atenha às coisas que realmente estão presentes na sua personalidade.
Quando falamos das informações complementares para currículo, estamos falando de um tópico que pode abranger os mais diversos itens! Então, vale a pena investir nele para destacar pontos sobre si mesmo que você não terá a chance de fazer no restante do seu documento profissional. Abaixo, separamos alguns exemplos para você se inspirar na hora de montar o seu currículo:
- Facilidade com trabalhos em equipe
- Espírito de liderança aflorado
- Bom gerenciamento de tempo
- Aptidão para cumprir prazos apertados
- Inteligência emocional
Experiências de vida também são importantes
Por mais que estejamos falando de um currículo profissional, é um erro de pensamento achar que apenas as experiências corporativas devem ser valorizadas. As informações complementares para currículo também podem conter outras experiências de vida diversas daquelas que foram vividas dentro de uma empresa, e ainda assim, serviram para definir você como profissional!
Quando negligenciamos as experiências pessoais que tivemos e contribuíram para o nosso desenvolvimento, cometemos um erro terrível e que pode nos impedir de elencar pontos que podem justamente nos destacar por entre os candidatos em um processo seletivo. Como já falamos anteriormente, experiências profissionais todo mundo vai ter uma hora ou outra, mas as suas experiências de vida são únicas.
Se guie pelo famoso ditado de que toda experiência conta! Assim, quando estiver elaborando a seção de informações complementares para currículo, considere também aquelas vivências que você teve durante a sua vida e te edificaram como pessoal ou como candidato. Às vezes, as coisas que consideramos hobbies podem ser a que vão demonstrar nosso diferencial como profissional em potencial.
É preciso ter cuidado também, já que, indo por essa linha, facilmente podemos cometer o erro de colocar coisas demais e acabar sobrecarregando a seção de informações complementares no currículo. Novamente, siga pela dica que já demos aqui antes: priorize aquelas experiências que podem se relacionar com a vaga, pois são essas que mais vão fazer a diferença para o recrutador que está analisando algum currículo.
Para você conseguir visualizar melhor sobre o que pode se encaixar nesse item, alguns exemplos podem ser:
- Trabalhos voluntários
- Intercâmbios estudantis e culturais
- Estágios obrigatórios
- Mentoria de matérias
- Laureação de graduação
Extracurriculares podem ser um adicional interessante
Outro tipo de item que pode ser mencionado quando você estiver decidindo o que colocar em informações complementares no currículo, são as atividades extracurriculares que você pode ter feito! Esse tipo de coisa é perfeito para quem não conta com experiência profissional prévia, servindo para demonstrar que, apesar da inexperiência, você tem interesse em se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Outro erro que alguns candidatos cometem na hora de elaborar o seu currículo é deixar de fora pesquisas desenvolvidas durante a faculdade, como artigos científicos. Só quem já fez um desses sabe como eles são difíceis de serem feitos e a jornada para deixá-los prontos é longa e trabalhosa, então, é válido mencioná-los em seu resumo profissional!
Se for adicionar esses itens em suas informações complementares para currículo, selecione aqueles que se relacionam com a oportunidade profissional pretendida. Isso vai te ajudar a fugir do erro de acabar colocando coisa demais e sobrecarregando a seção, o que, além de tudo, pode tornar a leitura muito densa e o currículo visualmente desagradável.
Ao fazer essa seleção, você aumenta as chances do seu currículo se sair bem nessa primeira etapa do processo seletivo. Confira alguns exemplos de coisas dessa categoria que podem ser adicionados Às informações complementares para currículo:
- Curso de outros idiomas (mencionar o nível de domínio)
- Cursos feitos pelo SENAC ou outras instituições
- Cursos feitos online (mencionar por qual portal foi realizado)
- Participação em congressos e palestras
- Elaboração de artigos científicos
Conquistas em experiências profissionais passadas podem ser mencionadas
Se você está pensando em informações para currículo sendo que já conta com alguns anos atuando no mercado de trabalho na bagagem, uma das melhores coisas para se colocar nessa seção do seu documento profissional são as conquistas que você obteve ou ajudou a empresa a ter enquanto estava atuando em trabalhos passados! Muitas pessoas deixam de mencionar coisas assim por não saberem onde alocá-las dentro do currículo, mas essa é a seção perfeita para você colocá-las.
O tópico da sua experiência profissional em si serve mais como um breve resumo sobre a sua saga no mundo corporativo até então. Não é recomendado que você o sobrecarregue com muitas informações, podendo até mesmo acabar deixando-o demasiadamente longo por conta disso.
Porém, se você teve feitos importantes ao longo da sua jornada de trabalho, não deixe de mencioná-los! Descrever eles nas informações complementares do currículo vai manter seu documento profissional organizado, ao mesmo tempo em que oferece um destaque natural a esses itens por colocá-los em uma seção separada do seu resumo profissional!
Confira algumas coisas que podem te ajudar a pensar em como encaixar esse tipo de feito nas informações complementares para currículo:
- Atuação como gerente de equipe
- Mérito no atingimento de metas
- Contribuição para aprimorar os resultados
- Responsabilidade por marcos importantes da empresa
- Promoções graças ao bom desempenho
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo! E aí, conseguimos te ajudar a saber o que colocar nas informações complementares no currículo? Esperamos que sim! Mas se ainda tiver alguma dúvida após a nossa explicação, não precisa se preocupar! É só deixar sua pergunta aqui embaixo, nos comentários.
A Redação Curriculum Profissional é formada por profissionais especialistas em carreira e demais temas relacionados ao universo empresarial que encantam os nossos leitores.