Quer montar um planejamento de carreira exemplo, para revigorar os colaboradores da sua equipe e subir o nível da empresa? Então, você veio ao lugar certo!
Neste artigo, buscamos te explicar mais sobre como realizar um plano de carreira que se encaixe com a sua realidade profissional!
Defina qual tipo de plano de carreira você quer implementar na sua empresa
1) Plano de carreira pessoal;
2) Plano de carreira empresarial;
3) Plano de carreira horizontal;
4) Plano de carreira em linha;
5) Plano de carreira em Y;
6) Plano de carreira em rede;
Diferente do que muitas pessoas podem pensar, o planejamento de carreira não tem uma única estrutura. Muito pelo contrário, aliás, já que são várias modalidades existentes e, dependendo da sua realidade profissional, o plano de carreira ideal para a sua corporação também tende a mudar.
Um exemplo de planejamento de carreira é o plano de carreira pessoal, onde são os próprios funcionários que desenvolvem suas metas, seus objetivos profissionais e como enxergam seu crescimento dentro da empresa. Esse tipo de plano não permite que haja uma interferência muito grande da empresa em sua elaboração, mas ainda assim, é esclarecedor para os gestores terem ideias mais concretas de como seus colaboradores planejam ascender.
Nesse artigo, o exemplo de planejamento de carreira que buscamos é o plano de carreira empresarial, que são os caminhos para alcançar metas e objetivos que são elaborados pelos gestores e apresentados para seus funcionários. Eles são ótimos para dar uma perspectiva de futuro para os colaboradores, e assim, fazer com que eles enxerguem de forma mais concreta o que devem alcançar e trilhar para conseguirem evoluir dentro do ambiente de trabalho.
Outra modalidade de plano de carreira, é o planejamento de carreira exemplo horizontal. Nele, não há a possibilidade do colaborador ascender de nível hierárquico, de forma que as metas e objetivos a serem alcançados se alocam dentro do cargo que ele já exerce. Importante frisar que, ainda assim, haverá a obtenção de novos benefícios e a necessidade de abraçar novas responsabilidades, mesmo que dentro de sua área de atuação.
Um exemplo clássico de planejamento de carreira é a carreira em linha. Nesta, há uma padronização mais facilitada, e na maioria das vezes, o ascender do colaborador acontece de forma automática, já que os critérios aqui normalmente são o tempo de permanência no serviço. Exemplos comuns de planos de carreira em linhas são os trabalhos exercidos em serviços públicos ou até mesmo em instituições militares.
Já quando falamos de um exemplo de planejamento de carreira em Y, estamos falando de formatos onde há a possibilidade do colaborador ser promovido para cargos mais altos, passando a atuar como especialista ou como gestor de uma equipe, por exemplo. Aqui, normalmente uma das coisas exigidas é o esboço de espírito de liderança por parte do funcionário, sendo essencial para atuar como uma imagem de autoridade nesses cenários.
Um exemplo de planejamento de carreira parecido com o modelo anterior, é o modelo em rede. Aqui, da mesma forma como acontece na opção anterior, há a possibilidade do colaborador ascender para cargos superiores ao que iniciou sua carreira profissional dentro da empresa. Porém, existem outras opções de novas formas de atuação, distintas dos cargos de gerência ou especialista. Esse é visto como uma das formas de maior sucesso para planos de carreira, por ter um leque de opções muito maior para ser ofertado aos trabalhadores.
Esses são os principais exemplos de planejamentos de carreira que vigoram atualmente, sendo que cada um se encaixa bem para diferentes empresas e áreas de atuação. É possível, inclusive, mesclá-los para a sua realidade corporativa, já que nada te impede de implementar uma modalidade de plano de carreira empresarial em conjunto com um plano de carreira pessoal, vindos dos funcionários.
Siga alguns passos prévios antes de apresentar o plano de carreira a seus funcionários
7) Estruture um planejamento para cada cargo;
8) Defina as metas para o avanço dos profissionais ou da equipe;
9) Pense em opções e qualificação para os colaboradores;
10) Especifique o que será alcançado com cada avanço.
Definir um plano de carreira é um processo que precisa ser muito bem estudado antes de ser colocado em prática, afinal, é uma prática que vai interferir em todo o andamento da empresa e das equipes de colaboradores que existem dentro dela. Assim, para definir um exemplo de um planejamento de carreira que vai ser implementado na corporação, tome alguns cuidados prévios para a sua estruturação.
É importante fazer um plano de carreira pensado para cada cargo que existe dentro da corporação, garantindo que o crescimento dos profissionais de diferentes áreas aconteça com equidade e de forma justa para todos. Da mesma forma, deixe claro quais são as metas que precisam ser alcançadas para que os avanços aconteçam, evitando, assim, que problemas venham a surgir por conta de uma má comunicação ou interpretação.
Também é importante levar em conta quais as qualificações que a empresa espera de cada colaborador, para que estas sejam consideradas na hora da aplicação do exemplo de planejamento de carreira que está sendo estruturado. Da mesma forma, deixe claro também o que será obtido com o avanço no plano, para que seus colaboradores sejam incentivados a se esforçarem para obterem essas promoções.
Como iniciar o plano de carreira?
11) Especifique o perfil de cada colaborador que será incluído neste plano;
12) Determine quais serão as fases que poderão ser alcançadas no avanço;
13) Explique quais critérios e ferramentas serão utilizados ao longo do processo.
Para começar a estruturação do plano de carreira para a sua empresa, como já dito anteriormente, é indicado que cada perfil diferente de colaborador seja levado em conta para serem acrescentados à estruturação deste documento. Não considere apenas o cargo em si, de forma idealizada, mas também qual é o tipo de colaborador que vai o ocupar ou já está o exercendo atualmente, para que assim, você possa garantir a personalização e especificidade do seu planejamento.
Da mesma forma, é preciso deixar claro qual é o caminho que os colaboradores precisam trilhar. Assim, determine de antemão as fases que irão compor o crescimento profissional de cada área, até mesmo para que cada um possa fazer um planejamento pessoal a fim de se enquadrar nos critérios exigidos para cada avanço e, assim, garantir sua ascensão perante o plano de carreira.
Para que isso aconteça, também é preciso deixar claro quais serão os critérios que serão avaliados e por meio de quais ferramentas isso acontecerá. Transparência é uma chave muito importante para o funcionamento na prática de um exemplo de planejamento de carreira, para que assim, empresa e colaboradores possam estar alinhados e prosperarem em conjunto.
Como preencher o plano de carreira?
14) Descreva o que será requerido e exercido em cada fase de avanço do plano;
15) Determine, de antemão, qual será o objetivo final do plano de carreira;
16) Especifique os objetivos profissionais a serem alcançados em cada fase;
17) Se quiser, especifique também os objetivos acadêmicos almejados.
Na prática, quando você procura exemplos prontos de planejamento de carreira, é muito comum encontrar modelos onde a primeira coisa destacada é o objetivo final daquele plano. Isso é positivo porque traça um destino para toda a trilha daquele caminho, facilitando o entendimento por parte dos colaboradores.
Da mesma forma, é importante explicar bem como cada fase acontece, o que está incluso dentro dela, tanto em matéria de novas responsabilidades quanto também de novos benefícios. Isso aprimora a comunicação, e novamente, fará com que os colaboradores possam se alinhar às expectativas de seu ambiente profissional.
Muitos planos de carreira levam em conta também as qualificações acadêmicas, já que o constante aprendizado é importante para a vida profissional. Se esse for o caso da sua empresa, é importante também acrescentar um tópico específico voltado para os avanços nessa área.
Como finalizar o plano de carreira?
18) Determine as metas de curto a longo prazo para o profissional;
19) Confira se o seu plano de carreira consegue se adequar e atender essas metas;
20) Procure opiniões externas, para que analisem o plano de carreira e possam te ajudar a aprimorá-lo, se for necessário.
Após a estruturação do seu plano, a parte que procede isso acontecerá de forma muito tácita. Determinar as metas a curto e longo prazo que você almeja alcançar com o seu exemplo de planejamento de carreira é importante, tanto quanto verificar se chegar a elas será possível por meio do documento que você elaborou.
Por fim, a busca por opiniões externas é sempre uma boa opção, para que você possa ter uma segunda visão sobre o plano de carreira e certificar-se de que ele está bem estruturado e completo. Com isso, você terá em mãos um ótimo planejamento de carreira para a sua empresa!
Conclusão
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a aprender como montar um planejamento de carreira! Quando feito da forma certa, ele só tem a agregar a rotina profissional.
Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta aqui embaixo, nos comentários! Vamos respondê-la assim que for possível.
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