Muitas pessoas acreditam que na fase do processo seletivo na qual ocorre a entrevista já houve o “start” que garante a indicação para a vaga, assegurando que conseguirá o trabalho desejado. Porém, é aí que o desafio começa.
Afinal, é neste momento que você se vende para a empresa. Se apresentar para o recrutador, mostrando sua personalidade, seu jeito e perfil, é o básico de qualquer entrevista.
Agora que o recrutador já te conhece, viu seu perfil e seu currículo, o quê falta?
Um dos pontos chave e diferenciais que trazem o olhar do recrutador é quando ele percebe que você conhece muito bem o local onde deseja trabalhar, demonstrando que pesquisou sobre a empresa.
Dessa forma, você sai na frente de outros candidatos, afinal, mostra preparação para a entrevista, interesse na marca e organização para participar do processo.
Se você está na busca por um emprego, a entrevista é um momento chave para a seleção, e o estudo da empresa pode significar um grande avanço para a linha de chegada.
Afinal, por onde começar?
O processo de pesquisa sobre a empresa pode ser um pouco complicado, tendo em vista que algumas marcas ainda não possuem muitos canais de contato ou materiais sobre suas atividades e realizações.
Apesar disso, pesquisar em outras fontes pode ser uma opção bastante interessante e a internet possui uma vasta oferta de conteúdos que podem agregar à pesquisa.
Desse modo, a oportunidade de trabalhar em uma agência de intercâmbio em SP deve ser avaliada nos mínimos detalhes, verificando desde a proposta de vaga encontrada até outros canais de informação que podem agregar para sua preparação para a entrevista.
Assim, quem anseia por essa vaga deve tentar responder a questionamentos como:
- Quais países ela promove o intercâmbio?
- Entre quais instituições?
- Em qual região ela fica?
O conhecimento sobre cada uma dessas áreas pode ser crucial para conquistar o recrutador durante o bate-papo.
Contudo, é compreensível que o caminho para chegar em cada parte e a essas informações não seja totalmente fácil para aquele que pesquisa.
Portanto, neste artigo vamos passar algumas dicas para que você possa seguir o caminho ideal para ir bem no estudo sobre a empresa e ter sucesso na entrevista.
1. Verifique funcionários e cargos da empresa
Há questões que alguns candidatos deixam passar, e que podem se tornar fundamentais.
Conhecer quem está ocupando os cargos mais significativos da empresa é importante para não se confundir com as explicações durante a entrevista.
Chegar no ambiente já conhecendo as caras e funções de cada um demonstra interesse da sua parte. Graças ao Linkedin, essa atividade pode ser feita facilmente.
Pesquise pelos CEOs, gerentes e diretores da empresa dentro da plataforma.
Também é interessante sair da rede e ir atrás do que os funcionários falam sobre ela em outros sites voltados para informações de trabalho e até mesmo no reclame aqui.
2. Aproveite o Linkedin
A rede social voltada para profissionais e empresas, estejam eles em busca de uma nova oportunidade, parcerias e networking, deve ser uma grande aliada no processo de estudo sobre o histórico da empresa e para promover a comunicação e engajamento com as marcas de interesse.
Por meio do linkedin você pode entender quem está comentando sobre a instituição, seja comentários bons ou ruins, quantas reações possui e qual a atividade frequente para se mostrar para o público.
O perfil da empresa também deve ser acompanhado, verificando as novidades que traz sobre o setor e entendendo mais sobre os valores e cultura da marca.
3. Explore outros caminhos
A sua pesquisa não pode ter somente informações do Linkedin.
O site Glassdoor é conhecido por trazer informações sobre salários e avaliações anônimas dos próprios funcionários da empresa e pode te ajudar nessa busca.
Não são todas as empresas que estão lá, porém, é bom checar como está o local pelo qual você está concorrendo a vaga.
Dessa forma, você saberá o nível salarial e avaliação interna das pessoas que trabalham dentro de um escritório de contabilidade em SP, por exemplo.
Além, é claro, da percepção geral da empresa pelo ranking e avaliação com notas.
Também é importante ir atrás de outros funcionários que já trabalharam na empresa. Converse com eles, saiba como é o ambiente, faça algumas perguntas para que assim você possa se sentir mais confortável com o trabalho.
Contudo, saiba filtrar algumas informações. Entenda que alguns profissionais podem ter saído frustrados ou em desacordo com o estabelecimento.
Assim, terão um olhar mais enviesado e alguns filtros precisarão ser aplicados nas informações passadas.
4. Saiba os princípios da empresa
Se outros sites são importantes para sua apuração, o próprio site da empresa deve ser priorizado.
É nele que você encontrará informações como Visão, Missão e Valores.
Ao entendê-los e interpretá-los você saberá se está de acordo ou não com aquilo que a empresa defende.
É nessa fase em que a sua ideologia, ou seja, modo de pensar sobre o mundo, deve se chocar ou ir de encontro à maneira que a empresa enxerga o trabalho e a sociedade.
Não importa quais os resultados, uma avaliação acerca das ideias da empresa também pode ser feita.
Essa avaliação é crucial e o tratamento e conteúdo das respostas da administradora de condomínios residenciais nos comentários dos moradores nas redes sociais também pode ser utilizado como base para conhecer a linha de pensamento e aspectos de valor para a marca, verificando se praticam as diretrizes apontadas no site.
5. Conheça a história da empresa
Nada surge do nada. Se algo surgir, desconfie. Tal argumento é extremamente válido para a empresa em que você busca uma vaga.
Pesquise pela história, se ela possui filiais em outros locais, se é exclusivamente nacional, quem a construiu, entre outros aspectos de sua história e funcionamento.
Se a sua profissão permite isso, procure fazer uma avaliação patrimonial da empresa.
Dependendo do cargo que se pretende ocupar, será um enorme diferencial. Afinal, assim, você chegará ao local tendo em mente o histórico, potenciais pontos de atenção e oportunidades da marca.
6. Verifique como a empresa é noticiada
Ao pesquisar sobre a empresa, tente sair da primeira página do Google.
Procure por notícias dela na imprensa e em outros meios. Dessa forma, você terá uma opinião de fora do meio corporativo sobre o local em que você atuará.
Eis alguns caminhos para seguir nessa etapa:
- Notícias no geral: releases, eventos, anúncios na imprensa;
- Publicações nas redes sociais, análise de comentários;
- Polêmicas envolvidas: veja como público reagiu nas situações de crise;
- Cases de sucesso: como o público reagiu aos grandes produtos.
7. Avalie a imagem da empresa e o seu público
Para contrapor com o tópico anterior, compare como a empresa se vende para o público. Seja nas redes sociais ou na comunicação do próprio site.
Esse item será importante para você ter em mente como funciona a linguagem da instituição e poder aplicá-la ou adaptá-la durante a entrevista, demonstrando seu conhecimento.
Considere o que você está concorrendo a uma vaga em uma empresa do ramo de manutenção hidráulica predial.
Neste caso é necessário que você saiba:
- Qual é o feedback do público sobre os serviços;
- Como a empresa vende o produto crucial para solução de problemas hidráulicos.
8. Conheça os produtos vendidos pela empresa
De nada adianta saber de tudo que a empresa é, se não sabemos o que ela de fato está oferecendo para o público.
O caminho para descobrir o produto é fácil. No entanto, quais tipos, modelos e como ela realiza a venda são questões que devem ser pensadas. Considere além do produto, verificando a proposta de valor e a solução que a marca emprega.
Por isso, avalie desde os produtos mais diretos e concretos até os elementos essenciais, que impactam diretamente as contas do cliente.
Veja, por exemplo, se você está querendo uma vaga em uma das empresas de energia solar na Bahia. Quais são as placas solares? É com foco em famílias ou grandes companhias? Qual a origem dessa proposta/solução?
Quanto mais você vai afunilando e estudando, mais conhecimento você adquire a ponto de impressionar seu recrutador e demonstrar que está completamente adequado para a vaga.
9. Identifique os concorrentes da marca
Um ponto importante para se destacar dos demais candidatos é entender qual posição a empresa ocupa entre os concorrentes. Em outras palavras, se ela é líder no mercado ou está crescendo.
Ambas as alternativas podem te ajudar no contato com o entrevistador, pois assim você estará conhecendo o ambiente em que a empresa está inserida, aquilo em que ela se destaca e no que ela precisa melhorar.
No caso de uma empresa administradora de condomínio, procure saber quais são as outras empresas daquele local e porque os clientes buscam residências nesses concorrentes ou preferem a administração da empresa em que está se candidatando.
Entenda também quais são as vantagens e desvantagens de cada um, isso poderá trazer um diferencial, principalmente em dinâmicas e simulações.
Você pode pesquisar os concorrentes usando as mesmas táticas descritas nos tópicos anteriores e procure realizar comparações, tendo como base a empresa em que você almeja estar e os diferenciais propostos.
10. Conheça o seu entrevistador
A hora está chegando e se você é uma pessoa que costuma ficar nervosa antes das entrevista, essa etapa é fundamental para o seu perfil.
Ao pesquisar o nome de quem você irá conversar no Linkedin ou nas redes sociais, você tem uma ideia de como a pessoa é e o cargo que ela ocupa, para assim se preparar para a conversa.
Caso você conheça alguém que já trabalhou ou trabalha na empresa, verifique se ela foi entrevistada pela mesma pessoa e converse com ela.
Assim, você pode ir mais preparado para a entrevista, sabendo por quem procurar e como se comunicar, sem preocupações ou risco de muitas surpresas.
11. Entenda os seus requisitos e funções
Por fim, mas não menos importante: saiba exatamente o que você vai fazer na empresa.
Ao prestarmos um processo seletivo, algumas informações podem se perder no caminho até a chegada da entrevista.
Portanto, um estudo das funções exercidas por você, identificando as qualidades e experiências atreladas com a imagem da empresa, é a chave de ouro para uma entrevista confortável e tranquila para ambas as partes.
Se atente também para a modalidade do trabalho. Confira se a vaga oferece CLT ou modelo de pessoa jurídica. No último caso, você deverá realizar a abertura de empresa simples nacional.
Quanto mais rápido você realizar esse serviço, mais confiança você terá do seu recrutador e da empresa como um todo.
Depois de todas essas dicas, você se tornará um profissional altamente capaz de passar por todas as fases com mais tranquilidade, comprometimento e disciplina. Boa sorte durante o processo!
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