Entender o que é a comunicação interpessoal é uma peça chave para aprimorar essa qualidade em nós mesmos e, dessa forma, sermos capazes de utilizar desse diferencial, que é capaz de nos beneficiar nas mais diversas áreas de nossa vida, principalmente no âmbito profissional.
Se você quer saber qual a importância da comunicação interpessoal e o que fazer para melhorar a sua, você veio ao lugar certo! Preparamos esse artigo justamente para te auxiliar com isso, e para saber mais, é só continuar lendo!
Afinal, o que significa comunicação interpessoal?
O campo da comunicação como um todo é muito amplo. Esse é um dos âmbitos que é sempre importante manter no radar para buscar aprimoração, afinal, independente da sua área de atuação ou dos seus objetivos profissionais, uma boa comunicação é importante para qualquer profissional que se preze.
Quando falamos especificamente da comunicação interpessoal, estamos falando do ato de comunicar, de trocar informações, entre dois ou mais indivíduos. Seja por meio de comunicação verbal ou não verbal, é basicamente o meio utilizado para transmitir mensagens de qualquer cunho ou teor.
Dessa forma, se torna claro que é importante buscar o que fazer para melhorar sua comunicação interpessoal, pois esse simples ato é capaz de melhorar o seu desempenho em diversas ocasiões: entrevistas de emprego, reuniões de trabalho e ampliação de network são apenas alguns exemplos.
Não é possível pensar em qualquer área de uma relação profissional sem também falar de comunicação, afinal, é por meio dela que a equipe como um todo se integra e trabalha em conjunto. Por isso, é sempre importante buscar aprimorar essa qualidade.
Qual a importância da comunicação interpessoal
Ter uma boa comunicação interpessoal é essencial para se ter sucesso no campo profissional. Isso porque uma das causas mais clássicas de conflitos é a informação distorcida, que geralmente acontece por conta de falhas na comunicação e podem acabar evoluindo para problemas muito maiores do que são realmente.
Assim, conseguir ter uma comunicação interpessoal efetiva é sinônimo de saber expressar-se bem, de se fazer claro em todas as situações e, assim, evitar que suas palavras ou até mesmo suas intenções sejam mal compreendidas e possam ser fonte de desentendimentos.
Um dos primeiros passos para manter a harmonia em um ambiente profissional é ter a comunicação em dia, o que, por sua vez, precisa partir de cada um, e para isso, é importante buscar saber o que fazer para melhorar a sua comunicação interpessoal. A partir do momento que você consegue se expressar bem para as pessoas, um mar de possibilidades se abre e toda a sua rotina acaba ficando mais fácil.
O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal
O primeiro passo para saber o que fazer para melhorar a comunicação interpessoal é fazer uma autoanálise, para que, dessa forma, você consiga identificar quais são os problemas de comunicação que você enfrenta. Você fala muito rápido? Você não consegue se expressar direito? Seu tom de voz acaba te colocando em apuros? Independente de qual for o obstáculo, vencê-lo vai ser muito mais fácil quando você entender especificamente qual ele é.
Outro ponto importante é saber se portar com diferentes interlocutores. A maneira de falar muda de acordo com a pessoa com quem você está conversando, e é importante saber se portar de maneira adequada para cada situação específica. Essa flexibilidade e facilidade de adaptação é um passo importante para ser um bom comunicador em qualquer área da sua vida.
Tenha em mente que uma boa comunicação interpessoal também depende da questão de ouvir o que seu interlocutor está falando. Para isso, demonstre interesse e preste atenção, preze por manter o contato visual e fique atento em sua linguagem corporal, para que esta também trabalhe a seu favor.
Outra coisa para manter no radar é o ritmo da sua fala. É sempre bom evitar os extremos, isso é, não fale muito rápido e nem muito devagar. Manter o ritmo apropriado é essencial para ser bem compreendido e se expressar da forma certa, então, também tenha isso em mente na hora de exercitar a sua comunicação interpessoal.
Por que o autoconhecimento é importante para a comunicação interpessoal?
O autoconhecimento é uma peça chave para a sua comunicação interpessoal, isso porque uma coisa acaba estando ligada a outra. Como já falamos anteriormente, um dos primeiros passos a se tomar na hora de aprimorar a sua comunicação interpessoal é saber quais pontos você precisa trabalhar, e procurar aprender sobre isso já é autoconhecimento!
Não apenas isso, como também o autoconhecimento exerce um papel positivo em diversos outros pontos da sua vida. Quando você sabe quem é de verdade, a tendência é que sua autoconfiança também aumente e isso contribua para a imagem que você passa para as pessoas, o que, por sua vez, também influencia positivamente na sua comunicação.
Em ambientes profissionais, principalmente em entrevistas de emprego, por exemplo, um ponto que se ressalta nos candidatos é demonstrar que sabe de seu valor e sabe como se posicionar como profissional. Isso, da mesma forma, também é uma qualidade aflorada em pessoas que buscam se autoconhecer.
No fim das contas, entender por que o autoconhecimento é importante para a comunicação pessoal acaba sendo uma consequência de todo o processo de aprimorar a sua comunicação, já que, pelo caminho desse processo, será muito natural para se compreender alguns pontos sobre si mesmo que anteriormente poderiam até mesmo passar despercebidos.
Conclusão
Ao fim deste artigo, esperamos ter te ajudado a entender o que é a comunicação interpessoal e qual é a importância de aprimorar essa qualidade, para que ela possa se tornar uma grande aliada em todos os âmbitos da sua vida!
Saber como se expressar e ter uma boa comunicação pode ser o diferencial que vai te ajudar a se destacar como profissional, além de que pode contribuir e muito para que você consiga estabelecer um ótimo network em sua área.
Gostou do conteúdo? Compartilhe-o com seus amigos! E se ficou com alguma dúvida, não deixe de comentá-la aqui embaixo!
A Redação Curriculum Profissional é formada por profissionais especialistas em carreira e demais temas relacionados ao universo empresarial que encantam os nossos leitores.